Sem categoria

Campanha de Obama devolve doação de supostos traficantes

A campanha pela reeleição do presidente dos EUA, Barack Obama, devolveu um montante de 200 mil dólares doados por uma família de empresários mexicanos acusados de tráfico de drogas e fraudes financeiras. O grupo é proprietário de um cassino e deixou o território norte-americano após as denúncias.

A decisão foi anunciada pelo Comitê Nacional do Partido Democrata na última segunda-feira (06). O valor estava sendo arrecadado pelos irmãos Carlos Cardona e Alberto Rojas Cardona há um ano.

Segundo reportagem do jornal The New York Times, os doadores foram detidos em Iowa em 1994, mas logo liberados após o pagamento de fiança.

A cúpula da campanha de Obama alega que a família Cardona doou inicialmente um montante de 100 mil dólares e que a outra metade do valor destinado à reeleição do atual presidente dos EUA ficou por conta de outras pessoas ligadas aos empresários.

Bem LaBolt, porta-voz da campanha Obama, disse que, " com base nas questões levantadas, [o partido] retornará as contribuições desses indivíduos e de qualquer outro doador vinculado a eles".

Segundo o The New York Times, o advogado e ex-presidente do Partido Democrata no estado de Iowa, Gordon Fischer, teria buscado o perdão do governador Chet Culver para Juan Jose Rojas Cardona. O pedido foi negado.

Fonte: Opera Mundi