Rumo à 2ª Conferência do PCdoB sobre a Questão da Mulher

Em ritmo de preparação para o grande evento que discutirá a questão feminina, o partido no RN estabelece agenda e realiza plenária de mobilização em Natal

Já em fase adiantada nas discussões para a 2ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Questão da Mulher, de 18 a 20 de maio, em Brasília-DF, o partido no RN nomeou e consolidou uma comissão que coordenará a preparação para a etapa potiguar da conferência.

As reuniões da comissão, que se iniciaram em 9 de janeiro, com a participação de representantes de comitês municipais e dirigentes estaduais, estabeleceram uma rotina de atuação e uma agenda de atividades de divulgação e mobilização para a 2ª Conferência da Mulher do PCdoB no RN, que acontecerá em São Gonçalo do Amarante, em 28 de abril.

Os municípios já mobilizados para a conferência são Caicó, Areia Branca, Mossoró, Touros e Apodi, além da Região Metropolitana (que envolve nove cidades, além de Natal). Nessas localidades, o partido realizará eventos e discussões sobre a questão da mulher e também atividades de eleição de conferencistas.

A Conferência Estadual contará com a presença da Secretária da Questão da Mulher do Comitê Nacional do partido, Liége Rocha, que ressaltou ser o evento “um espaço em que os camaradas participem e discutam os temas propostos no Documento Base”, que será em breve divulgado pela comissão nacional da conferência. No lançamento dessa tese, será feita a abertura da programação que comemora o aniversário de 90 anos do PCdoB.

Em Natal

A comissão convocou para a próxima terça-feira, 14/02, uma Plenária de Mobilização na Escola Legislativa da Câmara Municipal do Natal (Rua Jundiaí esquina com Av. Campos Sales), a partir das 18h. A ideia é reunir lideranças do movimento feminista, representantes de comunidades e dirigentes de organismos de base para organizar as atividades até a conferência em suas etapas estadual (abril) e nacional (maio).

E, a partir da próxima semana, serão publicados aqui no Portal Vermelho, todas as quintas-feiras, artigos específicos sobre a questão da mulher, textos elaborados por líderes feministas, intelectuais, trabalhadoras e ativistas dos movimentos sociais, abordando teoricamente o tema e/ou apresentando experiências de vida e luta das mulheres, junto às notícias sobre as atividades e agenda da 2ª Conferência do PCdoB sobre a Questão da Mulher.

Ana Cláudia Salomão