Sem categoria

Em entrevista, Ronaldo fala das expectativas da Copa de 2014

Maior artilheiro da história das Copas (15 gols), protagonista do pentacampeonato Mundial da Seleção Brasileira, em 2002 e, agora, integrante do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA 2014. Em entrevista ao Portal da Copa, Ronaldo Nazário recordou sua experiência com o Mundial nos tempos de criança, afirmou que Romário é o goleador mais decisivo com quem esteve em campo e se mostrou confiante no desempenho da Seleção em 2014.

Copa do Mundo na infância e adolescência

Tenho ótimas lembranças de Copa do Mundo. Eu lembro bem que na minha rua em Bento Ribeiro, no Rio, assistíamos aos jogos na casa de um vizinho. Ele abria a casa, colocava a TV no quintal e distribuía refrigerante e batata frita para todas as crianças da rua. Ele tinha certa facilidade na Aeronáutica e oferecia isso para a gente. Era bem bacana. A criançada toda assistindo junto. Acabavam os jogos e ia todo mundo jogar bola. Cada um virava seu jogador preferido.

Um mundial aos 17 anos

Não queria nem vencer o Mundial tão novo, o que foi uma experiência ótima. Mas decisivo, de verdade, foi o fato de conviver realmente com grandes atletas naquela época, com aqueles craques. Romário, Bebeto, Dunga, Mauro Silva, Raí. Isso me deu um aprendizado grande. Acho que ali começou uma historia incrível, porque foi uma experiência muito grande conviver com grandes atletas campeões. Tirei muito proveito daquela época.

A final da Copa de 98

Eu sempre falo e é sempre uma pergunta que vem à tona. Não é um problema falar sobre aquela partida. No futebol criam-se mitos, mas nos fim das contas é tudo simples. Futebol é um esporte onde duas equipes se enfrentam, uma ganha e a outra perde (quase sempre). Naquela final, o Brasil perdeu porque a França foi superior durante os 90 minutos. Uma pena porque tínhamos jogado muito bem até aquela final. Na decisão realmente não jogamos absolutamente nada.

Copa 2002: superação e redenção

Foi muito difícil, mas não pela historia anterior, da final de 1998, mas pela lesão que eu tive em 2000. Depois veio a recuperação toda, um tempo que fiquei sem jogar. Ter de ficar bom em tão pouco tempo, próximo à Copa do Mundo, foi o mais difícil. Mas depois chegou a Copa e fui agraciado com a oportunidade de jogar. O Felipão confiou em mim e, graças a Deus, lá deu tudo certo. Pude me superar e conquistamos o titulo, para mim o mais importante.

Um Ídolo e parceiro de seleção brasileira

Meu grande ídolo sempre foi o Zico, mas joguei com craques incríveis. O Romário é um deles. Não tive a chance de jogar com o Zico, mas acho que o Romário foi, para mim, o mais decisivo brasileiro com que já joguei. Atacante, matador, habilidoso, oportunista, acho que tudo isso eu aprendi um pouco com ele.

Recorde de gols em Copas

Com certeza alguém quebrará esse recorde. Os recordes foram feitos para serem quebrados. O anterior era do Gerd Müller e ficou muito anos, ate que quebrei em 2006. Então, não sei quanto tempo vai durar esse recorde, mas alguém irá quebrar. É natural. A próxima ameaça mais real é o Klose, que joga na Alemanha e tem a possibilidade de jogar a próxima Copa do Mundo. Vamos aguardar, mas independentemente de quem supere, isso não apaga a história que foi feita, nem os gols que fiz.

Copa do Mundo x Aposentadoria

Disputei as Copas que pude e desfrutei de todos os momentos da minha época. Gostaria de te participado de mais Copas, mas fisicamente não foi possível.

Expectativas para a Copa 2014

Ainda temos dois anos para a Copa do mundo. A Seleção Brasileira teve uma mudança grande. Praticamente uma geração inteira. Agora, a gente tem que esperar essa nova geração se entrosar e esperar que faça uma ótima Copa no nosso país.

Um recado aos brasileiros

“Nós já fazemos isso muito bem. Já recebemos muito bem o estrangeiro, o turista. Continuar com essa nossa alegria, continuarmos sendo educados com os estrangeiros, gentis. Acho que o respeito, esses valores básicos e fundamentais, o brasileiro tem que mostrar ainda mais no período de Copa do Mundo”.

Fonte: Portal da Copa