Carnaval exige cuidados com alimentação

Na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi), há todas as variedades de frutas que esse período exige, e ainda, com os melhores preços.

Frutas - Francisco Leal

A nutricionista Socorro Santos visitou a Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi), na manhã desta quarta-feira (15), e fez alerta para os cuidados que os foliões devem ter nesse carnaval com a alimentação.

"Os foliões que vão pular carnaval não podem deixar de lado os cuidados com a saúde. Durante os dias de festas muitas pessoas exageram e acabam se esquecendo de se hidratar. A alimentação não pode ser deixada de lado e é importante ingerir alimentos saudáveis", afirma a nutricionista.

De acordo com ela, quando uma pessoa ingere grande quantidade de álcool, acaba se esquecendo de fazer uma boa refeição. “O álcool contribui com calorias. Essas calorias saciam a fome, mas não têm nutrientes. Então, é necessário se alimentar bem e com coisas leves, como por exemplo frutas, sucos, caldos e canjas que facilitam a digestão”, explica Socorro.

Outra dica importante da nutricionista para o dia seguinte da folia é consumir bastante líquido. Os sucos de frutas naturais e com açúcar, quando o corpo necessita de glicose, são essenciais para uma boa recuperação. "Uma receita fácil que pode ser preparada em casa são misturas de sucos e fibras, como laranja e couve e mamão com cenoura", ensinou ela.

Na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi), o maior centro de distribuição de hortifrutis do Estado, há todas as variedades de frutas que esse período exige, e ainda, com os melhores preços da praça. "Ao todo, são mais de 700 lojas e bancas comercializando frutas, verduras, legumes, hortaliças, cereais, pescados e aves", afirma o diretor presidente do órgão, Alberto Monteiro Neto.

Segundo o engenheiro agrônomo da Ceapi, Thyago Lima, as frutas que ganham destaque e, consequentemente, aumentam a comercialização nesse período são: coco verde, melancia e abacaxi. "São frutas ricas em água e que ajudam a hidratar o organismo nesses dias de folia que o carnaval proporciona", explica. 

CCOM