João Ananias alerta para os perigos causados pelo álcool

O uso abusivo do álcool causa inúmeros problemas orgânicos, está relacionado ao aumento dos índices de violência, de acidentes de trânsito. Estudo realizado pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, mostra que o consumo em excesso tem um peso importante como causa de mortalidade geral no País. O alerta foi feito pelo deputado federal João Ananias (PCdoB) no Plenário da Câmara, nesta terça-feira (14/02).

O parlamentar observa que, mesmo assim, a Lei Geral da Copa que está tramitando na Câmara propõe, por exigência da FIFA, a liberação da venda de bebidas alcoólicas durante os jogos da Copa do Mundo de 2014. João Ananias destacou ainda a iniciativa da Pastoral da Sobriedade, da Igreja Católica, que lançou Campanha Nacional contra o Alcoolismo, como meio de chamar atenção e mobilizar a sociedade para o problema.

Leia a seguir o discurso na íntegra:

Foi publicado estudo realizado pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde que mostra as principais causas de mortes no Brasil. O consumo abusivo de álcool tem um peso importante como causa da mortalidade geral em nosso País. Para dar um exemplo, o meu Estado, o Ceará, foi o segundo no Brasil em número de óbitos ocasionados pelo alcoolismo. Além dos mortos em acidentes de moto e carro, relacionados ao uso de álcool.

O uso abusivo de álcool que causa inúmeros problemas orgânicos, também é responsável por graves problemas pessoais, familiares e principalmente de violência com severas repercussões sociais.

Destaco a iniciativa da Pastoral da Sobriedade, da Igreja Católica, que lançou a Semana Nacional contra o Alcoolismo, que vai do dia 13 a 19 deste mês, com o intuito de chamar atenção e mobilizar a sociedade contra o alcoolismo.

É bom colocarmos que diante de tudo isso, a Lei Geral da Copa, que está tramitando nesta Casa, ainda propõe, por exigência da FIFA, a liberação da venda de bebidas alcoólicas durante os jogos da Copa do Mundo de 2014. Essa proibição se deu em função do incremento indiscutível da violência associada a bebidas alcoólicas nos Estádios.

Entendo ser um contrassenso essa posição que quer colocar o Congresso como responsável por esse retrocesso.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB/CE)