Juazeiro-BA está fora do risco de epidemia de dengue em 2012

Segundo relatório divulgado na última segunda-feira (13/2) pelo Ministério da Saúde (MS), a cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, está com a situação de dengue controlada e sem risco de um surto em 2012, mas 22 cidades baianas estão sob risco de um surto da doença. A Bahia, de acordo com o relatório, registrou queda de 58,7% nos casos de dengue no inicio deste ano.

Juazeiro teve redução de 50% no índice de infestação predial nos meses de janeiro a fevereiro de 2011 e 2012, segundo dados do setor de Agravos da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Juazeiro. De janeiro a fevereiro de 2011, o índice de infestação predial no município foi de 1,7% e no inicio deste ano caiu para 0,8%.

Em relação aos números de casos confirmados da doença, Juazeiro teve 29 casos de janeiro a fevereiro de 2011 e neste ano, até o momento foram notificados 42 casos sem nenhuma confirmação. Comparado ao ano de 2008, quando o município teve uma epidemia, observa-se de imediato a diferença. De janeiro a fevereiro de 2008 foram registrados 306 casos da doença.


Ações de controle

Desde 2009 que a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria da Saúde, vem utilizando várias medidas de combate à doença, que vão de ações educativas, preventivas, visitas dos agentes de endemias aos domicílios a aplicação constante do larvicida e inseticida.

São realizadas periodicamente pela equipe do Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde (Necom) em parceria com a Equipe de Saúde da Família (ESF), atividades educativas nas unidades de saúde, escolas, creches, estabelecimentos comerciais, áreas agrícolas, enfim, em vários espaços da cidade. Palestras, gincanas, mutirões em bairros e distritos, carnaval da Saúde contra a dengue e apresentações teatrais são algumas das ferramentas usadas pelos profissionais com objetivo de prevenir doenças e promover o bem-estar e a saúde da comunidade.

A passagem do carro fumacê para combate da muriçoca também tem ajudado a reduzir a proliferação da dengue na cidade, relembra o secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa. “Continuamos na luta contra a dengue realizando ações de controle por toda a cidade, aumentando a vigilância e com o alerta de casa em casa realizado pelos agentes de endemias para todos os moradores”, disse.

O gestor da pasta orienta ainda que a vigilância deve ser redobrada agora com o início do período chuvoso. “A prefeitura continuará fazendo alertas para a comunidade, que também não deve esquecer seu papel. Como não há vacina contra a dengue, a principal iniciativa é evitar o acúmulo de água limpa, a preferida do mosquito”, destacou Ubiratan Pedrosa.

O alerta vermelho, segundo o relatório do MS, continua para 22 municípios do estado: Araci, Candeal, Candeias, Conceição do Coité, Guanambi, Ilhéus, Ipirá, Jequié, Madre de Deus, Monte Santo, Presidente Dutra, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Sebastião do Passé, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Uibaí, Valente e Vitória da Conquista.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro da Bahia.