Unilab oferecerá Oficinas de Maracatu

A partir do mês de março, os estudantes da Unilab terão a oportunidade de participar de uma série de oficinas de Maracatu, que ocorrerão duas vezes por mês durante todo o ano de 2012. As oficinas são o resultado de uma parceria da Unilab com a Fundação Fé e Alegria, OnG que tem atuação marcante em vários países. No Brasil, atua em várias regiões e, no Ceará, realiza diversos projetos em Aracoiaba, nas comunidades de Vazantes, Lagoa de São João, Varjota, Ideal e Vila São Francisco.

Segundo Michelle Andrade, coordenadora pedagógica da Fundação Fé e Alegria, dois integrantes da OnG fizeram uma formação em maracatu na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e, a partir daí, surgiu o desejo de estender as atividades realizadas no âmbito da sede do projeto. Dessa forma, a Fundação buscou a Unilab para oferecer oficinas com o tema do maracatu, incluindo a confecção de instrumentos, história do maracatu, percussão, cortejo e dança.

De acordo com o coordenador de Ações Culturais da Unilab, Fernando Leão, a ideia é oferecer as oficinas quinzenalmente, às terças-feiras, das 19h às 21h, totalizando 15 horas por módulo, em seis encontros a cada trimestre. “Primeiramente queremos fazer uma sensibilização dos alunos, provavelmente em 10 de março, coincidindo com o início do trimestre letivo. Será uma manhã inteira, das 8h às 13h, encerrando com um almoço de confraternização entre todos os participantes.

Para Fernando Leão, é grande a satisfação com o projeto em parceria com a Fundação, pois, a série de oficinas intensifica as atividades culturais que vem sendo realizadas pela Unilab. Ele aproveitou para falar dos contatos já estabelecidos com outros grupos e artistas a fim de efetivar ações em torno do maracatu e de outras manifestações culturais com elementos africanos, a exemplo do cantor e compositor Pingo de Fortaleza, do músico e estudioso da cultura do maracatu Descartes Gadelha, do Grupo de Música Percussiva Casa Caiada da UFC e dos organizadores do I Encontro de Música Percussiva do Maciço de Baturité.

Fé e Alegria no Ceará

Um dos projetos de destaque de Fé e Alegria CE é o Centro de Desenvolvimento Comunitário Pe. José Anchieta, em Aracoiaba (CE). A intenção é de atender 740 pessoas, entre crianças, jovens, idosos e chefes de famílias, beneficiando a população dos distritos de Vazantes, Lagoa de São João, Varjota, Ideal e Vila São Francisco, no município de Aracoiaba. O objetivo principal é fortalecer e contribuir com o desenvolvimento das potencialidades e aquisições de novas possibilidades por parte das famílias de baixa renda destas localidades, fortalecendo a vivência de todas as pessoas atendidas.

Fonte: Unilab