Sem categoria

Carnaval 2012 foi menos violento, afirma governo da Bahia

O Governo do Estado da Bahia divulgou nesta quarta-feira (22) um balanço que aponta 16% de queda dos crimes durante o Carnaval em Salvador, se comparado ao período carnavalesco do ano passado. Uma semana antes de começar o Carnaval, o estado baiano enfrentou uma greve de 12 dias na Polícia Militar, que gerou uma onda de violência.

Entre as 19h de quinta (16) e as 7h desta quarta, conforme o balanço divulgado hoje, foram registrados 1.026 delitos contra 1.226 os ocorridos durante o mesmo período de 2011.

O crime mais comum foi o furto: 721 casos agora contra 860 no Carnaval do ano passado. Em seguida, vieram os casos de lesão corporal: 222 no ano passado e 196, agora. Ao todo, 23 mil policiais civis e militares trabalharam na operação de Carnaval no Estado.

Para evitar um caos durante os festejos, o governador Jaques Wagner (PT) chegou a pedir ao Palácio do Planalto a permanência da Força Nacional de Segurança e de militares do Exército, enviados durante a greve. Mas, não foi preciso atuarem no policiamento das ruas, segundo o Comando da PM.

Outros dados

A Secretaria de Segurança Pública divulgou que houve 96 roubos (quando há ameaça física ou agressão contra a vítima) neste Carnaval contra 108 no anterior. No sábado (18), Iago de Jesus Santos, 19, foi morto próximo a avenida onde os trios elétricos desfilam no circuito Barra/Ondina, na orla da capital baiana.

Segundo a polícia, ele foi ferido a facadas numa briga e morreu ao receber atendimento médico. No dia seguinte, Paulo César Lins Filho, 20, foi preso por suspeita de ter esfaqueado Santos.

Com informações da Folha OnLine