Sem categoria

EUA: “Ocupar Wall Street” quer representatividade no governo

Um grupo de manifestantes ligados ao movimento "Ocupar Wall Street" planeja eleger 876 "delegados" em todo o país e realizar uma "assembleia geral" nacional na Filadélfia no feriado de 4 de julho. O evento será parte dos eventos que o movimento planeja contra a desigualdade econômica e os excessos das corporações financeiras.

O grupo, apelidado de "99% do Grupo Declaração de Trabalho", disse nesta quarta-feira que os delegados seriam selecionados durante uma eleição on-line no início de junho em todos os 50 estados americanos, no Distrito de Colúmbia e territórios norte-americanos.

Reivindicando seus direitos da primeira emenda da Constituição americana, os delegados vão se reunir na Filadélfia para redigir e ratificar um "pedido de reparação de injustiças", durante convenção na semana de 2 de julho que será seguida de entrevista coletiva na frente do "Independence Hall" no dia 4 de julho.

Qualquer cidadão dos EUA ou residente permanente legal de 18 anos de idade ou mais pode se candidatar a delegado, de acordo com Michael S. Pollok, advogado que assessorou os manifestantes presos na ponte do Brooklyn no ano passado e foi cofundador do grupo de trabalho.

"Achamos adequado voltar ao que fizeram nossos pais fundadores" disse Pollok em uma entrevista à Associated Press. "Sentimos que seguir os passos de nossos fundadores é o caminho certo para ir.

Pollok disse que os organizadores alugaram um espaço na Filadélfia, sem especificar qual, e que o grupo planeja pagar a conferência por meio de doações.

Uma vez que a petição for concluída os manifestantes vão entregar cópias para Casa Branca, membros do Congresso e da Suprema Corte.

Com informações de agências e da Folha