Sem categoria

Israel aprova construção de mais 695 casas na Cisjordânia

O jornal Yedioth Ahronoth noticiou nesta quarta-feira (22) que o Ministério da Defesa de Israel, por meio de sua Administração Civil na Judeia, Samaria e Gaza, aprovou a construção de 695 casas e "legalizou" a situação de outras 195 em assentamentos judaicos da Cisjordânia.

Essa autorização foi descoberta depois que o movimento Paz Agora pediu que o Tribunal Supremo condenasse essas construções. O órgão informou então que o alvará desses imóveis já havia sido emitido.

"Sem o movimento Paz Agora, não teríamos obtido a aprovação das casas", disse um dos colonos ao jornal referindo-se à resposta negativa para a reivindicação do grupo. As demais casas serão construídas em outros assentamentos do conselho de Biniamin, no distrito palestino de Ramala.

Os assentamentos são o principal obstáculo às negociações de paz na região, interrompidas desde setembro de 2010 devido à construções em áreas que Israel ocupou em 1967.

No último mês de janeiro, as duas partes tentaram reativar o diálogo, mas voltaram a suspendê-lo pela reivindicação do presidente palestino, Mahmoud Abbas, que pede que Israel interrompa a colonização em toda Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

Fonte: EFE