Crateús: Abraço/CE e MST promovem curso sobre Rádios Comunitárias

O curso Programação Radiofônica Educativa e Comunitária reuniu, na última sexta-feira (24/02), no Centro de Treinamento de Crateús, 20 radialistas das emissoras da região cearense dos Inhamuns: Carnaúbas FM de Ipueiras, Cidade FM de Monsenhor Tabosa, Independência FM de Independência, 25 de Maio de Madalena e Camponesa FM de Crateús. As duas últimas são de rádios assentamentos do Movimento Sem Terra (MST).

O curso teve o objetivo de apresentar as rádios comunitárias como manifestações do movimento pela democratização da comunicação, refletindo assim o papel social das emissoras.

A capacitação foi facilitada por Sérgio Lira e Ismar Capistrano. Além da democratização da comunicação, foi abordada a história das rádios comunitárias, as características da comunicação comunitária e a programação educativa. “Queremos fortalecer o espírito de emissora comunitária”, explica Sérgio Lira. Para Lucima Rodrigues, da Cidade FM, as rádios comunitárias sempre devem estar com portas abertas para receber todos da comunidade.

A parceria entre MST e Abraço pode ser aprofundada. Genivando Santos, da Camponesa FM, ressaltou a necessidade de união de forças de movimentos por uma comunicação verdadeiramente comunitária e pela democratização da comunicação. Manuel Macedo, da Carnaúbas FM, comparou a luta das rádios comunitárias como a luta pela terra. “Estas capacitações têm demonstrado a possibilidade de avançarmos em nossos desafios não só de formação, mas de mobilização”, afirma Ismar Capistrano.

Fonte: Blog Comunidades Culturais