Sem categoria

Ex-presidente Lula é internado com pneumonia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado neste domingo (4) no Hospítal Sírio Libanês., com pneumonia leve, segundo o infectologista do hospital, David Uip.

O infectologista David Uip, um dos responsáveis pelo tratamento do ex-presidente, disse que Lula está com uma pneumonia em fase inicial. Segundo o médico, o quadro começou no sábado e foi diagnosticado neste domingo, após exames. "Felizmente, a infecção foi detectada muito cedo. O quadro infeccioso com certeza começou ontem e agora estamos atrás do que causou a pneumonia", afirmou o médico do Hospital Sírio-Libanês.

Conforme o infectologista, o ex-presidente está bem, mas não há previsão de alta. Ele foi hospitalizado por volta do meio-dia depois de apresentar febre baixa. Durante a tarde, o Sírio-Libanês divulgou boletim médico informando que Lula estava com uma infecção pulmonar.

De acordo com o médico, é "habitual" que pacientes que tenham acabado de passar por um tratamento como o que Lula foi submetido seja afetado por infecções desse tipo, já que o corpo fica mais vulnerável.

"Nos exames nós comprovamos o início uma infecção no pulmão, então optamos por interná-lo e iniciar o tratamento. Ele está internado mais por precaução, porque ele veio de um diagnóstico de tumor, de radioterapia e quimioterapia, então nós optamos por medicá-lo com antibióticos. Essa não é uma situação inusitada, é uma situação habitual", disse o médico.
Ainda segundo Uip, o hospital ainda aguarda o resultado dos exames que irão detectar se a pneumonia foi causada por vírus ou por bactéria. Ele, porém, minimizou a gravidade da infecção.

"Uma gripe pode ser grave, qualquer coisa pode ser grave. O que importa é que ele, no primeiro sinal de que alguma coisa não ia bem, tomou a decisão de vir ao hospital. Todos os exames foram feitos, chegou-se a um diagnóstico inicial, que já motivou o início do tratamento", completou.

Entretanto, ainda não é possível afirmar quando Lula deverá deixar o hospital."Ele ainda está se recuperando, faz parte desse sistema de imunodepressão você ter eventualmente um processo infeccioso", disse.

Ainda neste mês, o ex-presidente deve passar por novos exames, desta vez, para detectar se o tumor na laringe desapareceu completamente, já que os exames realizados neste fim de semana não tiveram esse objetivo.

Lula concluiu o tratamento de radioterapia contra o câncer de laringe no dia 17 de fevereiro, mas os medicamentos continuam a agir no corpo por algumas semanas. A previsão era de que ele realizasse novos exames na segunda quinzena de março, quando será possível avaliar se o tumor desapareceu completamente.

Desde que iniciou o tratamento, em outubro do ano passado, o ex-presidente já perdeu 12 kg. De acordo com a assessoria do Instituto Lula, apesar do fim do tratamento, o ex-presidente ainda queixava-se de dores na garganta – um sintoma considerado "normal" no final desse tipo de tratamento. Ainda segundo a assessoria, o mal estar aumentou no fim de semana e, por isso, Lula foi ao hospital hoje no horário de almoço para ser avaliado. Apesar da internação, o estado de saúde de Lula é considerado bom.

Fonte: Terra