Sem categoria

Blatter pede desculpas ao Ministério do Esporte por carta

A Fifa se desculpou novamente pelas declarações de seu secretário-geral, Jérome Valcke, sobre o andamento dos preparativos para a Copa 2014, no Brasil, no final da semana passada. Nesta terça-feira (6), o presidente da entidade, Joseph Blatter, enviou uma carta ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, pedindo desculpas pelas declarações.

O documento foi publicado no site oficial do governo federal sobre a Copa do Mundo de 2014.

“Meu único comentário com relação a esse assunto é pedir desculpas a todos aqueles que tiveram sua honra e orgulho feridos, em especial o governo brasileiro e a presidente Dilma Rousseff”, disse Blatter, no texto enviado ao ministério.

Na segunda-feira (5), Valcke voltou atrás e disse ter sido mal interpretado. Ele se justificou afirmando que usou uma expressão em francês que foi traduzida (de maneira incorreta, segundo ele) como "chutar o traseiro", em referência ao que deveria ser feito para o país acordar.

No último sábado, Aldo Rebelo anunciou que não reconhecia mais Valcke como interlocutor nas negociações a respeito da Copa do Mundo. Na segunda, chegou a enviar uma carta à Fifa formalizando a posição.

A tensão diplomática surgiu em um momento-chave na preparação para a Copa de 2014, quando a Câmara se prepara para votar em Brasília a Lei Geral da Copa, documento fundamental para o andamento dos preparativos.

Além disso, Valcke é esperado pelo Comitê Organizador Local no próximo dia 12, no Brasil, para acompanhar o andamento das obras no país.

Com UOL