Sem categoria

Oitenta anos do voto feminino são comemorados neste 8 de março

Mil novecentos e trinta e dois, a mulher brasileira conquista o direito ao voto. Oitenta anos depois, ela luta pelo avanço nos espaços de poder. É com esse pano de fundo que acontece o 8 de Março de 2012, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. A TV Vermelho ouviu, de especialistas, lideranças partidárias e de movimentos, quais as principais conquistas e bandeiras de luta.

“A opressão do homem pelo homem iniciou-se com a opressão da mulher pelo homem”. Esse pensamento é de Karl Marx, formulado na Alemanha do século 19, e é um dos primeiros registros sobre a o reconhecimento da igualdade de direitos entre gêneros. É em meio às lutas operárias e discussões teóricas, na socialista União Soviética, que surge a luta pela participação política do sexo feminino.

Desde a Nova Zelândia, que em 1893 tornou-se o primeiro país a conceder o direito ao voto às mulheres, que vai influenciar o movimento sufragista nos Estados Unidos, no início do século 20, até os dias de hoje, as conquistas não param. A cada 8 de março, as bandeiras se acumulam e se renovam.

“É um momento importante para se resgatar e dar visibilidade a essa participação. Desde o século 20 e agora no século 21 nós tivemos uma série de conquistas a partir do direito ao voto em 1932”, ressalta Liege Rocha, da União Brasileira de Mulheres (UBM), que lembra a participação do sexo feminino na luta contra a ditadura militar, na frente pela anistia e na constituinte.

A busca por uma vida mais digna, mais feliz, é o que move essas mulheres, que vêm se organizando nos movimentos sociais e nos partidos políticos.

Da Redação