Sem categoria

Espanha proibe retransmissão de canal de TV em língua basca

A comarca de Pamplona, no País Basco, deixou de receber o sinal digital da única emissora de televisão em língua basca, a ETB, na quarta-feira (7).

O apagão não foi um problema técnico, mas resultou de uma ação policial, que já tinha sido prevista pela delegada do governo espanhol em Navarra, Carmen Alba, há algumas semanas.

Segundo parece, na quarta-feira de manhã vários agentes subiram até a localidade de Erreniega, entraram no retransmissor que independentistas social-democratas do o Eusko Alkartasuna (EA) alugaram à empresa Iberdrola e desligaram o aparelho que possibilitava uma melhor recepção da ETB1 e ETB2, canais que, por outro lado, também podem ser captados nos televisores configurados para receber sinal analógico.

Para o EA, cuja militância pagou 12 mil euros pelo sistema euros, esta ação foi arbitrária e representa um salto qualitativo, pois jamais uma emissora tinha sido censurada por "motivos políticos".

O deputado Maiorga Ramírez, que foi até a antena, para ver o que se tinha passado no retransmissor de Erreniega, afirmou ter "sérias dúvidas de que a ação policial seja legal" e que, por isso, "irá tomar todas as medidas legais que se justificarem".

Disse ainda que o seu partido ou a empresa que contratou não foram avisados do encerramento. Só se aperceberam quando os canais perderam o sinal.

Fonte: Diário Liberdade