PCdoB inicia corrida eleitoral com curso de formação

 No último sábado (10), o PCdoB-Manaus movimentou os seus pré-candidatos a vereador com o Curso Municipal de Formação para Pré-candidatos, realizado no auditório da Escola do Legislativo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). Participaram da atividade 76 aspirantes a uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM), sendo 55 pela parte da manhã e 21 pela tarde. A senadora Vanessa Grazziotin e o secretário de Estado da Produção Rural Eron Bezerra também compareceram no evento.

Eron palestra CPS
Durante a programação, os pré-candidatos assistiram o Curso do Programa Socialista (CPS), que apresenta um breve histórico do PCdoB e esmiúça o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento defendido pelos comunistas. O objetivo, com isso, foi familiarizar os pré-candidatos com a luta estratégica que o partido almeja para o Brasil, a partir das cidades.

De acordo com a secretária municipal de formação do PCdoB-Manaus e uma das organizadoras do curso, Angélica Dias, o saldo foi bastante positivo. “O nível do debate que ocorreu entre os participantes foi bastante elevado. Acredito que isso deve se traduzir numa campanha vitoriosa esse ano, já que Manaus precisa de alternativas qualitativas na política”, afirmou.

A senadora Vanessa Grazziotin esteve na atividade pela manhã e saudou os presentes. Na ocasião, chamou atenção para a importância dos quadros partidários se qualificarem, principalmente num período em que ampliam suas participações nos espaços de poder.

O cenário das eleições e os objetivos do PCdoB

Dirigente histórico do partido no Amazonas e secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra abriu mão de sua vasta experiência prática e acúmulo teórico para problematizar conceitos da participação política sob a ótica dos comunistas.

Diante de um público que almeja uma das vagas de vereador, Bezerra ampliou os horizontes dos pré-candidatos. “No parlamento não está a política. Ali se faz apenas uma das manifestações dela, que também é feita nos sindicatos, associações, entidades movimento estudantil e assim por diante”, ponderou. Em seguida, disse os objetivos do partido com o processo eleitoral. “Independente do resultado, o papel de cada candidato é contaminar Manaus com bandeiras que visem radicalizar a democracia e ampliar os direitos do povo”, disse.

Posicionar o partido da foice e do martelo como opção viável de poder na cidade foi outro ponto destacado durante toda a atividade. Sair de um e chegar a três vereadores em Manaus a partir da eleição desse ano faz parte desse projeto.

Além disso, Eron esboçou o cenário da disputa para a Prefeitura de Manaus. Segundo ele, nada está definido, “mas hoje temos a pré-candidatura do atual prefeito Amazonino Mendes, Hissa Abrahão, Serafim Correa e a candidatura do bloco que reúne PCdoB, PMDB, PSD, PP e outros”. Na opinião dele, caso um dos senadores – Eduardo Braga ou Vanessa Grazziotin – não sejam candidatos, é possível que esse bloco tenha mais de uma candidatura já que a possibilidade de unificar o campo reduzirá.

O diferencial do PCdoB nas eleições

Dentre as dezenas de militantes e filiados do partido que pretendem concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM), muitos estão sob a iminência de viver a primeira disputa eleitoral. Para esses, orientações voltadas ao processo eleitoral são mais importantes ainda.

É o que opina, por exemplo, o presidente da Associação dos Servidores da Fundação Adriano Jorge, Eliezer Alves. “Essas orientações que partem de pessoas mais experientes são alicerces basilares para formar novos representantes do povo”, afirmou. “E essa preocupação do partido em formar, acima de tudo, cidadãos conscientes é o que diferencia o PCdoB de outros partidos”, completou Eliezer.

A cantora Márcia Siqueira saiu bastante entusiasmada do curso. “Há algum tempo namorava o PCdoB e oportunidades como essa são importantes para a gente ampliar os conhecimentos da organização que fazemos parte. Esse curso deve ser aberto para toda sociedade, porque acredito que cada pessoa tem um pouco da ideologia desse partido”, destacou.

De Manaus,
Anderson Bahia