Te Liga 16 inicia debates em Porto Alegre

A participação da juventude nos rumos do país sempre foi marcante, na luta contra a ditadura militar, no Fora Collor, O Petróleo é Nosso, entre muitos momentos históricos. A juventude sempre esteve presente na batalha para defender o Brasil.

te liga 16 - Roque Junior

Há duas décadas os jovens brasileiros iniciaram uma luta pelo direito do voto aos 16 anos. Fruto de um novo momento no país, pós-ditadura, na Constituinte de 1988, a juventude conquistou o direito de protagonizar seu futuro através do voto.

O voto é uma das maneiras que a juventude tem de se expressar, e, sobretudo, decidir seu rumos, discutindo política. O voto é uma importante forma da juventude exercer sua cidadania e participar da vida política do país.

Aquela luta pela conquista da juventude de decidir seu destino pelo voto contou com a ampla participação da juventude e as principais entidades do movimento juvenil, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e União da Juventude Socialista (UJS), que deste então em conjunto com a sociedade civil estimulam a juventude a participar do processo de debate e decisão sobre o presente e o futuro da nação brasileira a partir da confecção do Título Eleitoral.

No dia 12 de março, a UJS (União da Juventude Socialista) iniciou intensa agenda de debates sobre a Campanha do Te Liga 16 nas escolas da capital gaúcha. A Escola Estadual de Ensino Médio Alberto Torres, foi a primeira escola de Porto Alegre a realizar o debate do “Te Liga 16”, de muitas que já estão agendadas. Os estudantes dessa Escola sempre são muito participativos e politizados, marcando presença em todas Jornadas de Lutas, debates, seminários, passeatas, contanto com Grêmio Estudantil, direção e professores que apóiam as lutas da juventude.

Já na terça, 13 de março, ocorreu na Escola Municipal de Ensino Básico Liberato Salzano Vieira da Cunha, com equipe diretiva e professores muito receptivos e colaboradores. Também ficaram agendados debates para o turno da noite.

Os dois debates foram realizados por Ticiana Alvares (Titi), presidenta da UJS RS e estudante de economia na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Para essa semana outros debates já estão agendados: Instituto Estadual Rio Branco (quarta, dia 14 de março) e Escola Estadual de Ensino Médio Infante Dom Henrique (sexta, dia 16 de março). Diversas escolas já têm data marcada, mas para conferir se sua escola irá participar, entre em contato conosco!

Participe, confeccione seu título e vote consciente!

Fonte: UJS-RS