Comissão debate na Bahia o 3º Encontro Nacional do BlogProg

Cerca de 500 ativistas digitais do Brasil inteiro vão se reunir em Salvador, na Bahia, entre os dias 1º e 3 de junho, no II Encontro Nacional dos Bloguerios Progressistas (BlogProg). A primeira reunião para organização do evento foi realizada na tarde desta quarta-feira (14/3), no Sindicato dos Bancários, na capital baiana, com a participação do representante do Blogprog Nacional e da Barão de Itararé, Altamiro Borges, e da Comissão Estadual.

“A gente discutiu hoje na Comissão de blogueiros, uma proposta de programação, que estaria centrada basicamente em dois grandes eixos: a defesa da blogosfera e da liberdade de expressão, já que a blogosfera tem sofrido um ataque muito contundente no último período. E o outro grande eixo, que é luta por um novo marco regulatório para comunicação, é a proposta do governo para abrir consulta à sociedade sobre este tema”, informou Altamiro Borges.

A comissão discutiu também a questão da estrutura, já que pretende reunir cerca de 500 pessoas de todo o país e mais convidados internacionais de peso na capital baiana. Para isso, o grupo se reuniu com o secretário de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida, com quem discutiram a viabilização do apoio do Governo do Estado, desde o anúncio de que o evento seria realizado na Bahia, em junho do ano passado.

Os encontros do Blogprog tem participação aberta ao público. Este é um movimento horizontalizado, sem uma estrutura muito rígida. Os encontros nacionais acontecem sem a necessidade de escolha de delegação nos estados, participando do encontro os ativistas que se interessam em discutir as questões propostas. As inscrições serão feitas pela internet e custarão R$ 60 e R$ 30 para estudantes.

Desde 2010, quando o movimento começou, os eventos do BlogProg costumam reunir centenas de ativistas digitais, blogueiros e militantes pela democratização da comunicação por onde passam e não será diferente na Bahia, já que a discussão proposta pelo Encontro é extremamente importante. “Hoje temos um cenário de mais gente falando, em função da internet. Ao mesmo tempo, mais vozes estão sendo vítimas de um processo de cerceamento, seja por legislações que visam cercear a liberdade na internet, seja por ações de governo, que tentam castrar manifestações de blogueiros e de redes sociais. Então, um significado deste evento é reafirmar a luta pela liberdade de expressão, a defesa da blogosfera como instrumento de diversidade informativa”, disse.

“O segundo grande eixo, é que nós estamos em uma discussão, desde a Conferência de Comunicação, em 2009, sobre a necessidade de democratizar os meios de comunicação, com um novo marco regulatório. Então, este encontro, ele acaba sendo também uma alavanca nessa luta pela democratização da comunicação”, concluiu Borges.

De Salvador,
Eliane Costa.