Integração: Alunos do Timor Leste estudarão na Unilab

O assessor para os Assuntos da Cooperação da Universidade Nacional do Timor Leste (UNTL), Diogo Freitas, chegou nesta terça-feira (13) ao Ceará. Ele veio articular, junto com a equipe da Unilab, os últimos detalhes da recepção do grupo de 69 estudantes timorenses que vão iniciar as atividades letivas no Campus da Liberdade a partir de abril. Os alunos vão desembarcar em Fortaleza no madrugada do dia 23 de março.

Durante os dias que antecedem a chegada dos estudantes, Diogo Freitas vai cumprir uma agenda de compromissos que inclui preparação dos alojamentos, encaminhamento da matrícula e toda a parte burocrática junto aos órgãos públicos brasileiros, como Polícia Federal e Receita Federal.

O processo de cooperação entre UNTL e Unilab começou a ser discutido em janeiro de 2011 durante uma missão à Dili, capital do Timor Leste. Após os primeiros contatos, foram assinados convênios e acordos de cooperação entre os dois países e as duas universidades com o objetivo de desenvolver o intercâmbio acadêmico e cultural nas formas de educação e pesquisa.

Os 69 estudantes timorenses que vão fazer a graduação na Unilab vão ser integrados às turmas regulares dos cursos de Ciências da Natureza e Matemática (30), Administração Pública (10), Agronomia (10), Engenharia de Energias (10) e Enfermagem (09). Segundo Diogo Freitas, a maioria tem entre 18 e 20 anos e resolveu estudar no Brasil para aperfeiçoar a língua portuguesa e ter uma experiência de estudo fora do país.

Durante todo o tempo em que permanecerem em atividade na Unilab, os alunos timorenses vão receber uma bolsa no valor de 500 dólares americanos, doada pelo Ministério da Educação do Timor Leste. Eles também vão ser beneficiados pelo Programa de Assistência ao Discente da própria Unilab, que garante auxílio financeiro para moradia, alimentação e transporte aos estudantes brasileiros e estrangeiros.

Fonte: Unilab