Maior protagonismo para o PCdoB no Recife
Convocando a militância para as comemorações dos 90 anos do PCdoB, o Comitê Municipal do Recife, em sua terceira reunião plenária, realizada sábado (10), passou em revista o projeto eleitoral de 2012, definiu as tarefas prioritárias para a estruturação do Partido e deflagrou o processo de debates em torno da 2ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Questão da Mulher.
Publicado 14/03/2012 10:32 | Editado 04/03/2020 16:57
Na capital pernambucana, o aniversário do Partido será marcado pela realização de uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa no dia 20 de março, às 18 horas, e pelo lançamento do selo comemorativo dos 90 anos na Câmara Municipal, às 10 horas do dia 22.
Na avaliação do quadro político do Recife, o presidente do Partido, Luciano Siqueira, destacou os desafios à construção da unidade da Frente Popular para as eleições desse ano. O PCdoB reconhece a precedência do PT em indicar o nome e, em diálogo com as diversas legendas, tem reafirmado a posição aprovada na sua última conferência municipal de trabalhar por uma candidatura majoritária única. Porém, o Partido não descarta discutir uma alternativa tática que venha a ser pactuada na Frente Popular.
De acordo com Luciano, o PCdoB deve ajudar a qualificar o debate propondo para o conjunto dos partidos a atualização do programa de governo do prefeito João da Costa. Com vistas a assumir maior protagonismo político na cidade, o Partido deve ter como foco a composição de uma chapa de vereadores competitiva e apta a eleger bancada.
Fortalecer o Partido na cidade
Na reunião, que foi acompanhada pelo presidente estadual do Partido, Alanir Cardoso, o Comitê Municipal decidiu preparar a realização do seminário "O PCdoB do Recife à altura dos desafios atuais", previsto para acontecer antes da próxima convenção eleitoral. O Partido também tem como tarefas a estruturação do fórum de dirigentes intermediários e do fórum de movimentos sociais, além dos comitês distritais e de categorias, com prioridade para os comitês de professores, da UFPE, da UPE e da Prefeitura do Recife, onde o PCdoB já conta com um expressivo número de militantes e filiados.
Todos na Conferência sobre a questão da Mulher
A secretária da mulher do PCdoB, Inamara Mélo, apresentou o informe acerca da II Conferência Nacional do Partido sobre a questão da mulher, prevista para os dias 18 e 20 de maio, em Brasília. Já a etapa estadual está marcada para o dia 5 de maio.
Destinada a envolver todo o coletivo partidário, e não apenas as mulheres, nesta Conferência o Partido deve fazer um balanço do que avançou desde a 1ª Conferência, em 2007, além de atualizar a política de mulheres sob a perspectiva do Projeto Nacional de Desenvolvimento. "O presidente nacional do nosso Partido, Renato Rabelo, tem afirmado que o PCdoB é hoje o ‘partido da juventude e das mulheres’. Precisamos corresponder a essa assertiva. Além disso, é um tema que está na ordem do dia, se quisermos garantir uma maior participação das mulheres nas eleições de 2012", completou Inamara.
O Comitê Municipal aprovou uma resolução com as diretrizes para a realização da Conferência, que deverá ser amplamente divulgada aos militantes e filiados:
Resolução do Comitê Municipal do Recife acerca da Conferência Nacional do PCdoB sobre a Questão da Mulher:
Rumo à 2ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Questão da Mulher, que acontecerá em Brasília-DF entre 18 a 20 de maio, o Comitê Municipal do Recife convoca toda a militância a contribuir de forma ativa para o processo de debates deflagrado no seio do partido para elaborar e implementar políticas sob a ótica de gênero, consoante com as demandas da emancipação da mulher e da elevação do tratamento coletivo da luta emancipacionista na perspectiva socialista.
O Recife é um dos 32 municípios prioritários no esforço de mobilização para a etapa estadual da Conferência, marcada para o dia 5 de maio, que deve envolver os 108 municípios onde o Partido está organizado em Pernambuco. Assim, em sua 3ª Reunião Ordinária, o pleno do Comitê Municipal decide:
1 – O Partido realizará reuniões plenárias em todos os organismos de base estruturados no município para o debate do documento base e também a eleição de conferencistas, obedecendo aos critérios divulgados pela comissão nacional da conferência.
2 – As plenárias de base culminarão com a Conferência Municipal, que acontecerá no dia 28 de abril, na UNICAP, e tem como meta reunir 250 participantes, com o mínimo de 30% de homens.
3 – Fica nomeada a comissão para coordenar a preparação da etapa recifense da conferência, que será assim constituída: Inamara Mélo (Sec. da Mulher e Comunicação), Alessandro Freitas (Sec. de Organização e Juventude), Augusto Semente (Sec. de Movimentos Sociais), Sybelle Chagas (Secretaria Sindical) e Ana Magalhães.
4 – Convida a militância a produzir artigos específicos sobre a questão da mulher, abordando teoricamente o tema e/ou apresentando experiências de vida e luta das mulheres, para submeter à publicação no Portal Vermelho,
O PCdoB considera que, apesar da ampliação do leque de conquistas das mulheres, é necessário avançar na luta pela emancipação das mulheres e para isso estará coeso e determinado a garantir o êxito dos debates em torno da 2ª Conferência do PCdoB sobre a Questão da Mulher.
Recife, 10 de março de 2012
Comitê Municipal do PCdoB