Sem categoria

Câmara recria subcomissão para cobrar Comissão da Verdade

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara recriou, nesta quarta-feira (14), a subcomissão parlamentar sobre Memória, Verdade e Justiça, que terá por finalidade cobrar do Executivo a nomeação dos integrantes e a instalação da Comissão Nacional da Verdade, que investigará violações de direitos humanos relacionadas aos governos ditatoriais entre 1946 e 1988.

 A subcomissão, proposta da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), havia sido criada no fim de 2011, mas não teve muito tempo para trabalhar antes do recesso parlamentar.

Segundo o deputado Domingos Dutra (PT-MA), novo presidente da CDH, a ideia é retomar o trabalho e atuar para que a Comissão Nacional da Verdade comece a funcionar o quanto antes.

“Os opositores à Comissão da Verdade estão se organizando, lançando manifestos e agindo para que os nossos torturadores não sejam punidos, como aconteceu na Argentina, no Uruguai e em outros países que sofreram com ditaduras militares. Aqui no Brasil, os militares não aceitam sequer que saibamos o que aconteceu, onde estão os restos mortais das pessoas desaparecidas. Nesse sentido, a subcomissão é uma ação para contribuir com o Executivo”, declarou Dutra.

Fonte: Informes PT