Sem categoria

Câmara inicia trabalhos para ajudar Comissão da Verdade

A Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, criada pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara na semana passada, já começou a trabalhar. Nesta terça-feira (3) realiza audiência pública para debater as realidades vivenciadas por pessoas envolvidas na Guerrilha do Araguaia e que foram atingidos por ações que violaram seus direitos humanos.

O debate foi proposto pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP). “A Comissão Parlamentar, imbuída do espírito de contribuir com a memória e a verdade de fatos ocorridos durante a ditadura que se instalou no Brasil de 1964 a 1985, propõe-se a ouvir pessoas que, em razão de suas experiências vivenciadas durante a Guerrilha do Araguaia, possam trazer luz a fatos que ainda hoje permanecem escondidos da nação brasileira”, diz ela.

Leia também: Deputados querem mobilização para ajudar Comissão da Verdade
 

Participam dessa audiência o ex-soldado do 52º Batalhão de Infantaria de Selva de Marabá (PA), Raimundo Antonio Pereira de Melo; o ex-sargento do 43º Batalhão de Infantaria Motorizada de Cristalina (GO) José Antonio de Souza Perez; e o camponês Lauro Rodrigues dos Santos, mutilado por uma bomba do Exército durante a Guerrilha do Araguaia.

De Brasília
Com Agência Câmara