Câmara de Fortaleza homenageia noventa anos do PCdoB

Foi realizada nesta sexta-feira (16), na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Sessão Solene para celebrar os 90 anos da fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Na ocasião, que contou com a presença de lideranças de vários partidos, o senador Inácio Arruda destacou a importância da sigla para a história da política no Brasil e o papel do PCdoB na atualidade, com a necessidade de ampliar a participação do partido e manter a unidade no cenário político local e nacional.

A cerimônia, realizada no plenário Fausto Arruda, foi proposta pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB) e contou com a presença dos também vereadores Acrísio Sena (PT), vereador Jaime Cavalcante (PP), vereador Gelson Ferraz, e Fátima Melo (PTN), que recepcionaram o senador Inácio Arruda (PCdoB – CE), os deputados Protógenes Queiroz (PCdoB – SP), João Ananias (PCdoB – CE), Chico Lopes (PCdoB – CE), o deputado estadual Dr. Pierre, o Presidente Municipal do partido, Luis Carlos Paes, o presidente estadual comunista, Carlos Augusto Diógenes, d Secretário de Esportes de Fortaleza, Professor Evaldo Lima, o presidente municipal do PSB, Karlo Cardozo, o presidente municipal do PDT, Papito de Oliveira, além de militantes e representantes de organizações sociais.

Acrísio Sena abriu a cerimônia, passando a presidência da sessão para Eliana Gomes, em tom de homenagem. “Vou agora conceder esse espaço para a maior referência política do PC do B no legislativo municipal, passando o comando da atividade para a nossa guerreira Eliana Gomes”, elogiou. O presidente da CMFor falou das vitórias que conquistou conjuntamente com o PC do B na cidade de Fortaleza, especialmente no exercício da presidência Central Única dos Trabalhadores (CUT) e na presidência da Câmara.

Eliana saudou os presentes falando das conquistas nesses quase 100 anos de trajetória do PCdoB. “Sempre estivemos ao lado das causas mais justas e avançadas do povo brasileiro”, afirma, destacando a participação de militantes do partido na resistência contra o fascismo e o nazismo, na valorização do petróleo nacional, no movimento estudantil e popular, na resistência aos golpes militares, nas “Diretas Já”, na Constituinte de 1988, no combate ao neoliberalismo e na defesa dos povos da América Latina.

A vereadora convidou para falar, em nome do Parlamento Federal, o deputado Protógenes Queiroz. O delegado, licenciado da Polícia Federal e representante do PCdoB de São Paulo, elogiou a diversidade de partidos e militantes que se faziam presentes na festa e saudou a casa legislativa de Fortaleza. “Política se faz do conjunto de pessoas e conjunto de idéias, como o que está representado aqui em Fortaleza e em nosso partido”, completou.

Na sequência, Inácio Arruda fez uso da tribuna, convidado pela presidência da mesa a falar em nome dos 90 anos do partido. “Há noventa anos, as sementes de nosso partido eram plantadas. De lá para cá, permanece o compromisso de construir a sociedade socialista em nosso país e compreender a nossa nação, pois para se fazer o socialismo, temos que nos conectar ao povo, entender o que é o povo. É assim se faz o projeto do PCdoB, apostando no caminho do desenvolvimento da nação”, afirmou. Inácio também lembrou as vitórias conquistas também nos últimos anos, como a escolha dos comunistas em apoiarem o ex-presidente Lula da Silva. “A escolha de 1989 colaborou para a construção de um projeto de esquerda para nosso país e a criação do maior ícone da política nacional”, completou. Sobre os atuais desafios, o comunista disse que hoje o partido caminha para a continuidade do projeto de construir um país modernizado, próspero, democrático e civilizado, destacando que o partido está disposto a representar essas lutas, garantindo a unidade da esquerda, mesmo que haja disputa política. “Queremos a felicidade do povo, que se dá pela saúde, pela educação e pelo trabalho. Essa é a nossa saga, a nossa vida está entregue a essa causa. Fortaleza e Ceará vamos caminhar juntos para o desenvolvimento um arrojado, aposta do nosso partido. Viva o PCdoB. Viva o Brasil!”, destaca.

Fonte: Assessoria da Vereadora Eliana Gomes (PCdoB)