Sem categoria

PT nacional quer união com PCdoB em Florianópolis

O PT de Florianópolis (SC) recebeu sinal verde da direção nacional para apoiar a pré-candidatura da deputada estadual Angela Albino (PCdoB) à prefeitura. O acerto foi confirmado após encontro, nesta terça-feira (13), em São Paulo, entre o presidente nacional da sigla, Rui Falcão, e o municipal, Nildomar Freire.  

”É uma sinalização importante, mas ainda precisamos conquistar as lideranças locais para consolidar o projeto”, afirmou a deputada. Ela disse não ter preferência pelo nome do vice na chapa à prefeitura. “Sempre digo que quero o 13 na chapa. O CPF dele não me importa”.

A decisão só será confirmada em abril, em encontro dos delegados do PT da Capital, mas blinda a sigla do assédio do PMDB do pré-candidato Gean Loureiro. Na segunda-feira (12), o prefeito Dário Berger (PMDB) levou o pré-candidato a um encontro com o vice-presidente Michel Temer (PMDB), em uma tentativa de reforçar a pressão por um acordo através das cúpulas nacionais dos dois principais partidos da base de Dilma.

“O Rui Falcão nos alertou que, a pedido de Valdir Raupp (presidente do PMDB) e Michel Temer, vai receber o prefeito Dário e o secretário Gean. Mas vai dizer que o caminho em Florianópolis é a aliança com o PCdoB e que se a vida nos colocar em um segundo turno, podemos retomar a conversa”, afirmou Nildomar.

Segundo o dirigente, o entendimento do PT nacional é de que aliança com o PCdoB é um caminho mais "confortável" que a aliança com PMDB e mais viável que a candidatura própria. O atual pré-candidato petista, Ricardo Baratieri, seria o nome preferencial para a vaga de vice.

Também pesou em favor de Angela o fato de que o PMDB de Santa Catarina será adversário dos petistas em Joinville – onde o prefeito Carlito Merss (PT) tenta reeleição —, em Blumenau e em Chapecó.

Fonte: Diário Catarinense