Sem categoria

Governo usará bancos públicos para reduzir os juros

O governo federal, através do Palácio do Planalto, informou nesta segunda-feira (19) que usará o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica para forçar redução dos juros no país.

Objetivo é estimular concorrência entre bancos para reduzir o ‘spread’ – diferença entre o custo de captação do dinheiro e o que as instituições cobram dos clientes – cobrado nos empréstimos ao consumidor.

Leia também:

Redução dos juros breca tsunami de capitais, afirma economista

Isenção do IOF fortalece exportações do país
 

O governo federal usará os bancos públicos para forçar uma queda generalizada dos juros no país.

Segundo nota à imprensa, a ação deverá ser muito mais intensa do que a empreendida em 2008, quando o governo estimulou o crédito para blindar o Brasil dos efeitos da crise financeira global.

Tanto no BB quanto na Caixa Econômica Federal, os diretores avaliam o melhor caminho para atender a solicitação da equipe econômica do Governo.

Em nota, as direções dos bancos informaram que já estão preparando um grande anúncio. Segundo eles, esta ação será um movimento grande de mercado, uma estratégia muita mais intensa e de impacto imediato.

Na semana passada, a presidente anunciou à imprensa que encomendou à sua equipe econômica estudos sobre o alto custo dos empréstimos no Brasil, mesmo num momento em que o Banco Central (BC) reduz a taxa básica (Selic).

Estimativas preliminares dos técnicos indicam que, juntos, BB e Caixa precisariam de, pelo menos, R$ 15 bilhões para emprestar mais e alavancar o crescimento do país. Esse montante é semelhante ao aportado nessas instituições em 2009 e 2010.

Com informações da LifeNews