Lagoa do Carro faz homenagem às mulheres

Na ultima sexta-feira (16), a deputada Luciana Santos visitou Lagoa do Carro, na zona da mata pernambucana, para debater o papel da mulher na política como parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher na cidade.

O evento aconteceu no Clube Municipal de Lagoa do Carro e contou com a participação da prefeita Judite Botafogo, das secretárias de Mulher Marta Virgínia, de Lagoa do Carro, e Rosiane Bernardo, de Passira; da secretária de Turismo de lagoa do Carro, Isabel Gonlçalves, da presidente do Centro de Mulheres Urbanas e Rurais de Lagoa do Carro e Carpina (CEMU), Zita Barbosa, entre outros.

Luciana destacou a importância da conquista do voto feminino, da possibilidade das mulheres escolherem seus representantes e puderem se candidatar. Na opinião da deputada, apesar de ser maioria na sociedade e de representar uma importante parcela da população economicamente ativa, ainda há uma desigualdade muito grande entre homens e mulheres em relação à representação política. “Em mais de 500 anos de história estamos comemorando apenas 80 anos do voto feminino. Já tivemos grandes avanços, como uma mulher no comando do país, mas ainda temos uma representação muito pequena de mulheres nos espaços de decisão política. No Congresso nacional somos apenas 8% da bancada”, disse Luciana.

A violência contra a mulher também foi pauta do debate. A deputada alertou para o alto índice de mortalidade das mulheres em função da violência doméstica. “Não é possível admitir que ainda hoje as mulheres sejam vítimas de maus tratos. É preciso estabelecer uma relação de igualdade entre homens e mulheres para que haja uma mudança cultural que valorize o espaço da mulher na sociedade”. Luciana disse ainda que dar formação profissional às mulheres é a única forma de garantir a soberania econômica e estabelecer a relação de igualdade entre homens e mulheres.

Dia do Artesão – Além das comemorações do Dia da Mulher, Lagoa do Carro celebrou o Dia do Artesão com a entrega das carteiras da cooperativa do município simbolizando o registro oficial na profissão. Luciana garantiu que a Frente Mista Parlamentar em Defesa da Cultura, da qual é coordenadora em Pernambuco, tem na pauta de prioridades a legalização da profissão de artesão e que já está em estudo uma proposta para a reformulação da legislação voltada para os artesão como objetivo de construir uma lei que valorize e estimule a profissão.

Fonte Site da Deputada Luciana Santos