Piauí terá mais cinco assentamentos ainda este mês

Portarias para criação dos novos assentamentos começam ser assinadas nesta terça

Assentamento no Piauí - Kalberto Rodrigues/PK
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vai anunciar, nesta terça-feira (20), a criação do assentamento Maquiné-Vertentes, no município de Pimenteiras, a 252 quilômetros ao Sul de Teresina. Até o fim deste mês outros quatro assentamentos serão criados no Estado.

O novo assentamento terá uma área de 4,9 mil hectares, com capacidade para receber 80 famílias de trabalhadores rurais, que representam uma população de cerca de 400 mil pessoas. Elas terão casas e toda a infraestrutura para o plantio e também apoio do governo para a comercialização de seus produtos.

Na próxima quinta-feira (22), será anunciada a criação do assentamento Nossa Conquista, no município de Coivaras, a 68 quilômetros, ao Norte de Teresina. Lá serão assentadas 51 famílias – cerca de 250 pessoas – numa área de 2,7 mil hectares.

Na sexta-feira (23), será assinada a portaria de criação do assentamento Santa Tereza-São Francisco, no município de Barras, a 120 quilômetros da capital. A área, de 832 hectares, vai receber 34 famílias.

O assentamento Porteiras, no município de Parnaguá, a 823 quilômetros ao Sul de Teresina, terá sua portaria assinada no próximo dia 28. No assentamento Porteiras, serão assentadas 100 famílias, numa área de 6,9 mil hectares. No dia 30, será criado o assentamento Rio Preto-Sucuriú, no município de Bom Jesus, a 632 quilômetros da capital. Serão assentadas 40 famílias numa área de 4 mil hectares.