Sem categoria

“Cinema da Terra” leva diversão aos assentados do Ceará

A luta dos trabalhadores rurais assentados do Ceará conquistou um projeto que levará o cinema para o meio rural, chamado de Cinema da Terra Arte Cultura nos Assentamentos de Reforma Agrária.

O projeto, que começou em janeiro, realizará exibições itinerantes de 200 filmes nacionais e internacionais, promovendo festivais culturais em 41 municípios do Ceará, abrangendo cerca de 140 assentamentos de Reforma Agrária.

“O principal objetivo do projeto é possibilitar o acesso à cultura cinematográfica, levar diversão e debates sobre temas relevantes da sociedade”, afirma Paulo Henrique Campos, do Setor de Comunicação do MST e coordenador do projeto.

Segundo ele, o audiovisual é uma ferramenta de comunicação e formação das populações camponesas.

O projeto pretende também fortalecer nos assentamentos a organização dos grupos de jovens, que são os principais articuladores das comunidades.

O projeto Cinema da Terra foi conquistado na luta dos trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, idealizado pela juventude organizada.

O projeto será realizado pela Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará (ACACE), em parceria com o Banco do Nordeste.

Fonte: MST do Ceará