Assalto ao Bradesco reabre debate sobre portas giratórias

O assalto frustrado a uma agência do Bradesco, em Fortaleza, na última terça feira (20/03), reacendeu o debate sobre a instalação de portas giratórias nos bancos. O sistema de segurança tem sido recusado por bancos privados, principalmente Bradesco e Itaú, que entraram na justiça e obteviram limitar liberando o uso das portas giratórias. Para cobrar mais segurança, o Sindicato dos Bancários do Ceará realizou um protesto na agência do Bradesco onde houve o assalto.

Os dirigentes do Sindicato ressaltaram que a unidade do Bradesco onde ocoreu o assalto não tem porta giratória e sequer colocou biombos próximos aos caixas de atendimento, conforme prevê a Lei Municipal 9.605, de 26 de janeiro de 2010.

“Na nossa avaliação, como dirigentes sindicais, o Bradesco facilita a ação de assaltantes. Não tem portas giratórias, não tem biombos e nós estamos pedindo a compreensão de todos os clientes porque estamos lutando por mais segurança para todos, sociedade e bancários”, disse o diretor do Sindicato e funcionário do Itaú Unibanco, Alex Citó.

Para Robério Ximenes, diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco, bancários e sociedade têm que se unir na luta por mais segurança. “Já houve este ano, aqui no Estado, morte de policial, morte de cliente em saidinha bancária e o Sindicato dos Bancários está conclamando a sociedade a se envolver nesse processo. Ou nós exigimos que o poder público e os banqueiros invistam em mais segurança e busquem coibir essa violência ou nós vamos ter mais vítimas e isso é muito preocupante”, disse. Ele esclareceu ainda que os bancários lutam pela obrigatoriedade das portas giratórias em todas as agências do País, pela instalação de câmeras de segurança em todo o espaço das agências, inclusive na parte externa, com monitoramento 24 horas para coibir saidinhas bancárias, além da blindagem das vidraças das unidades e entradas especiais para carros fortes, entre outras reivindicações que estão sendo encaminhadas em nível nacional.

Apoio dos clientes

Várias pessoas aguardavam na fila o atendimento na agência, que só voltou ao normal ao meio dia. Entretanto, apesar da espera, os clientes apoiaram a manifestação do Sindicato. Um cliente antigo do Bradesco que não quis se identificar avaliou que a agência deveria sim ter porta giratória. “Com a ausência das portas de segurança, qualquer pessoa pode entrar armada dentro da agência e fazer o que quiser com clientes e funcionários”, disse.

A maioria da clientela concordou que as portas giratórias podem até não evitar os assaltos, mas inibem a ação de assaltantes. Ao final da manifestação, o Sindicato foi aplaudido por aqueles que aguardavam para entrar na agência.

Segurança

O delegado Romério Almeida, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) informou que quatro agências do Bradesco, sem portas giratórias, foram assaltadas em Fortaleza desde setembro de 2011. O policial ressaltou a importância da instalção deste tipo de dispositivo de segurança. "Se os bancos querem tirar as portas giratórias, eles precisam investir em tecnologia para encontrar um dispositivo que cumpra a mesma função" , alerta.

Da Redação local, com informações do Sindicato dos Bancários e do Diário do Nordeste on line