Deficientes auditivos participam do Curso do Programa Socialista

Entusiasmo é a palavra que pode definir a participação do grupo de deficientes auditivos que fizeram o do Programa Socialista (CPS), em Fortaleza. Vinte e cinco pessoas assistiram o vídeo que foi apresentado através da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Luciano Simplício, que apresentou o curso, disse que participar do encontro foi um momento de grande emoção. “Ficamos realmente entusiasmados com o nível dos participantes e com a qualidade do debate. Eles nos disseram que procuraram o PCdoB porque viram no Partido uma chance concreta de lutar não só pelos seus direitos mas também pelo coletivo”.

Quinze participantes confirmaram suas filiações. O Deputado Estadual Dr. Pierre, o Deputado Federal Chico Lopes e o Prefeito de Crateús Carlos Felipe abonaram as fichas de filiação dos novos comunistas. A expectativa é de que todos os vinte e cinco se filiem ao PCdoB.

Para Luciano Simplício,  Secretário Sindical do Comitê Estadual do PCdoB/CE e membro da Comissão Estadual de Formação, reforçar a frente de pessoas com deficiência é fundamental. “E o ingresso dessas pessoas nos dá novo ânimo. Só no Ceará são mais de um milhão e meio de pessoas deficientes e o que vemos é que não existem políticas públicas efetivas para elas”, destaca. O comunista afirma ainda que o mais contagiante é ver que, apesar das dificuldades, eles lutam para virar o jogo. “A limitação não impede de lutar e atuar e defesa dos seus direitos. Não há coitadinho nesse grupo e a intenção é mudar a visão de que deficiente não pode ter uma vida normal”, ratifica.

Durante o curso realizado na última sexta-feira (16/03), o grupo de deficientes auditivos assistiu 3 dos 5 blocos do CPS e a cada intervalo participou de rico debate. O curso terá continuidade no dia 30 de março, também na sede do Comitê Estadual do PCdoB.

Mais sobre o CPS

O CPS, que foi lançado nacionalmente em outubro de 2011 pelo PCdoB, surge em substituição ao Curso Básico em Vídeo (CBV) no programa de formação partidária. Para Neide Freitas, Secretária Estadual de Formação, o curso em vídeo tem o objetivo de aproximar o conjunto da militância. “Por ser através de vídeo, o CPS torna-se uma eficaz ferramenta de comunicação e de formação. Apresentar o programa socialista para o maior número de pessoas é objetivo do PCdoB”, afirma.

De Fortaleza,
Carolina Campos