Sem categoria

Japão fecha embaixada na Síria e reduz compra de petróleo do Irã

O governo do Japão anunciou nesta quarta-feira (21) o fechamento temporário de sua embaixada na Síria e que continuará diminuindo as compras de petróleo do Irã como parte de sua política de apoio às sanções dos Estados Unidos contra essas nações.

Um comunicado do Ministério do Exterior afirma que foi decidido fechar temporariamente a embaixada do Japão na Síria por causa da "piora das condições de segurança pública", incluindo a capital, Damasco.

Essa missão diplomática, que opera desde 1954, tinha reduzido suas atividades e suspendido suas seções consulares e de vistos desde 8 de março deste ano.

Segundo a nota da chancelaria, o pessoal de sua embaixada deslocou-se para a vizinha Jordânia, de onde manterão as operações diplomáticas vinculadas à Síria.

Enquanto isso, o secretário chefe do gabinete, Osamu Fujimura, comunicou à imprensa que Tóquio prosseguirá com a redução das compras de petróleo iraniano, conforme explicou a Washington e que esta tendência se acelerará no futuro, sem dar mais detalhes.

A medida foi precedida por uma decisão dos Estados Unidos que exime as instituições financeiras japonesas e várias da União Europeia de aplicarem novas medidas contra Teerã.

A Casa Branca usa como pretexto para suas ações contra o Irã o programa de energia nuclear do pais, ao qual atribui supostos objetivos militares.

De acordo com dados da Associação de Petróleo do Japão, as compras de petróleo iraniano no ano passado foram estimadas em 8,8% do total de suas importações desse tipo.

As sanções contra Teerã impulsionadas por Washington impedem as instituições financeiras que mantêm vínculos com o país persa de operar em território estadunidense.

Fonte: Prensa Latina