Cearenses lamentam morte de Chico Anysio

Cearense de Maranguape, Chico Anysio, um dos maiores humoristas do Brasil, faleceu na tarde desta sexta-feira (23/03), aos 80 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado em hospital do Rio de Janeiro desde o dia 22 de dezembro de 2011.

Nas redes sociais, nas rodas de conversa, nas ruas o assunto era o mesmo: a morte de Chico Anysio. Entre lamentos de sua partida, solidariedade à família, comentários sobre sua luta enquanto permaneceu internado e recordações de personagens inesquecíveis, as pessoas relembravam o humorista e transpareciam o orgulho de tê-lo como conterrâneo.

O governador do Ceará declarou luto oficial de três dias pela morte do ator e humorista. Para Cid Gomes, Chico Anysio fez “do Ceará um celeiro de grandes humoristas”. Em nota oficial, Cid destaca o legado de Chico Anysio e comenta que o cearense deixou um legado através de seus personagens marcantes para o humor brasileiro. “Cala-se o extraordinário profissional do riso, silenciam seus personagens inesquecíveis, que durante décadas traduziram, com graça e fino humor, as esperanças, angústias e alegrias do nosso povo”, diz a nota.

A Prefeitura de Maranguape, sua cidade natal, também decretou luto oficial. “O município de Maranguape lamenta a perda desse artista que tanto nos trouxe alegria com sua genialidade. Nossa solidariedade a esposa, Malga Di Paula e aos familiares”, diz a nota assinada pelo prefeito George Valentim(PCdoB).

Luizianne Lins também lamentou a morte de Chico Anysio. A Prefeita de Fortaleza também decretou luto na capital cearense. De acordo com a gestora, "o legado de inteligência permanecerá para sempre na memória de gerações de brasileiros, em especial de nós cearenses, que temos o orgulho de ter Chico Anysio como conterrâneo". Para o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) Chico “ensinou o Brasil a sorrir e hoje chora por perdê-lo”.

Colegas humoristas

Renato Aragão, outro expoente do humor do Ceará, também lamentou a morte do conterrâneo e colega de profissão. Para o humorista, é impossível tentar explicar a representatividade de Chico Anysio para o humor. "Eu levaria anos se fosse tentar definir o Chico. Ele era uma instituição. Foi comediante, compositor, ator, um multitalento e deixa um legado para todos nós. Estamos todos nos sentindo órfãos", lamenta.

Após a notícia da morte de Chico Anysio, o humorista Lailtinho afirmou que Chico foi e é a inspiração de todo artista de humor cearense. "Através do seu humor inteligente ele criou personagens que retratavam o cotidiano". Para Lailtinho, Chico abriu caminho para os demais humoristas cearenses. "Quando a gente chega no Sudeste as pessoas acreditam que o nosso humor é bom porque pessoas como o Chico vieram primeiro e nivelaram o humor do Ceará por cima".

Pelo Twitter, Tom Cavalcante, outro ícone do humor cearense, também lamentou a partida do amigo. “Meu Deus. Anjos e espíritos do bem manifestai-vos, nosso Chico se foi". Também pela rede social, Tiririca divulgou: "Chico fez o mundo sorrir por muitos anos e hoje fez o mesmo mundo chorar. Vai com Deus meu mestre, você merece um bom lugar no céu". O comediante Ciro Santos declarou que foi uma grande perda para o mundo do humor. "Ele foi o maior humorista de todos os tempos, molde para os humoristas do Brasil inteiro".

Mais sobre Chico Anysio

Em 65 anos de carreira, Chico Anysio criou uma galeria de mais de 200 personagens.

Foi humorista, ator, dublador, escritor, compositor e pintor.

Nasceu em Maranguape, no dia 12 de abril de 1931. "Maranguape foi um paraíso, o Éden da minha infância durante sete gloriosos anos", orgulhava-se.

As oito anos de idade, mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro onde iniciou sua carreira. Com 17 anos, começou a trabalhar na rádio Guanabara. Lá, ele foi locutor, rádio-ator, redator e comentarista esportivo.

Em 1957, o cearense estreou na TV Rio, iniciando assim sua carreira como ator. Sua estreia na Rede Globo aconteceu em 1968, com o programa Chico Especial.

Chico Anysio casou seis vezes e teve oito filhos.

Atualmente, o humorista era casado com a empresária Malga di Paula.


De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações de sites locais)

Matéria atualizada às 20h30 do dia 23/03.