Lisboa quer emancipar município de Fonte Boa

“A emancipação é o caminho. Vai tirar a cidade da prostituição e das drogas” afirmou Lisboa.

Wilson Lisboa

Para o deputado Wilson Lisboa, líder do PCdoB na ALEAM, o potencial econômico daquele município é pouco incentivado. “A emancipação é o caminho. Vai tirar a cidade da prostituição e das drogas” afirmou Lisboa.

De acordo com o parlamentar, o município possui aproximadamente 25 mil habitantes. Em 2003, Fonte Boa, distante 880 quilômetros de Manaus, teria saído do 40º lugar de produção no PIB (Produto Interno Bruto) do Estado do Amazonas para o 12º lugar no ranking de produção e dos municípios que tinham melhorado a qualidade de vida.

“Nos últimos dez anos houve um retrocesso econômico. Faltam investimentos por parte da Prefeitura, mais apoio e bom senso do Estado em reconhecer que o potencial econômico de lá existente é o manejo de lagos e aquicultura” ponderou o deputado.

Pesca representa 50% no orçamento do município
Lisboa garantiu que a produção da pesca no município no ano de 2003 chegou a representar 50% do orçamento anual da cidade. Hoje, afirma que Fonte Boa está parada economicamente. Na época, fornecedores que passavam pela região faziam “parada obrigatória”, porque lá existia um enorme volume de aquisição de compra.

“A cidade empobreceu, consequentemente, a população também empobreceu. Temos que discutir o assunto exaustivamente, para evitarmos que os recursos sejam mal aproveitados e muitas vezes até, nem utilizados” disse Lisboa.

O deputado defende ainda que o primeiro passo é: organizar a prefeitura do município, que está desordenada. Precisamos desenvolver projetos junto à comunidade para buscarmos soluções imediatas partindo daí, o município estará mais próximo da emancipação economica.

De Manaus,
Samira Benoliel