ONU quer utilizar drones para "trabalhos de inteligência"
A Organização das Nações Unidas estuda a possível utilização de aviões não tripulados (drones) em "trabalhos de inteligência" e busca de informação, confirmou uma fonte oficial nesta quarta-feira (28).
Publicado 28/03/2012 17:36
O tema foi apresentado perante um comitê da Assembleia Geral pelo departamento de operações de manutenção da paz, segundo o porta-voz oficial adjunto da organização mundial, Eduardo del Buey.
A ONU está nos primeiros passos da análise sobre o uso potencial dessa tecnologia, inclusive o apoio que a organização precisa dos Estados membros caso sua utilização fosse recomendada, apontou o porta-voz.
Trata-se de drones desarmados para trabalhos de vigilância e recopilação de informação, detalhou, ao esclarecer que ainda não há conclusões nem recomendações sobre o assunto.
A apresentação do assunto na Assembleia Geral esteve a cargo do chefe de operações dos capacetes azuis da ONU, o francês Herve Ladsous.
De acordo com o serviço informativo na internet Inner City Press, o tema despertou questionamentos nos círculos diplomáticos da ONU a respeito de quem capturará e utilizará a informação de inteligência que será recopilada com fundos das Nações Unidas.
Os receios também apontam para os serviços ocidentais que poderiam beneficiar-se com essas operações das Nações Unidas ao "se vestir de azul (a cor da ONU) e de sua imunidade", agrega a fonte jornalística.
Fonte: Prensa Latina