Senado lança nova edição do livro "João Amazonas"

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) promoveu a reimpressão do livro João Amazonas, pela Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP) do Senado. Da série Perfis Parlamentares, editada pela Câmara dos Deputados, o livro foi organizado pelo jornalista Pedro de Oliveira e tem apresentação do deputado federal e atual ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e prefácio do senador Inácio.

Em suas quase 400 páginas estão os pronunciamentos de João Amazonas realizados em plenário quando era deputado constituinte, em 1946, em defesa do direito de greve, da reforma agrária, da ampliação dos direitos trabalhistas, da indústria nacional. Amazonas trata também dos problemas dos trabalhadores e da população, denunciando a repressão policial, a inflação que corria salários e aumentava os lucros do capital monopolista e financeiro. Suas últimas intervenções são em defesa dos mandatos dos parlamentares comunistas, que foram criminosamente cassados pelas forças conservadoras, pondo fim à bancada do Partido Comunista do Brasil no Congresso, em 1948. Integram ainda a publicação uma breve biografia de Amazonas, de autoria do historiador Augusto Buonicore; textos de Renato Rabelo, presidente do PCdoB, Haroldo Lima, José Carlos Ruy e Adalberto Monteiro, dirigentes comunistas, sobre a atuação do reorganizador do Partido em 1943 (Conferência da Mantiqueira) e 1962. Há também uma seção com fotos do dirigente comunista com familiares e lideranças políticas nacionais e internacionais.

“Da região do majestoso Araguaia, onde repousam suas cinzas desde 21 de junho de 2002, o legado de João Amazonas nos contempla esperançoso e sereno, guardando a certeza de que não o frustraremos nessa grandiosa tarefa, a de construir com o povo um rumo efetivamente novo para o nosso Brasil”, escreve o senador Inácio, no prefácio.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)