Sem categoria

Arábia Saudita trabalha para fornecer armas à oposição síria

A Arábia Saudita está procurando uma oportunidade de fornecer armas à oposição síria. Riad quer que a Jordânia, vizinha da Síria, abre um corredor por meio do qual a oposição síria receberia armas.

No início de março, o rei saudita Abdullah Bin Abdul Aziz Al Saud dirigiu-se ao rei da Jordânia Abdullah II pedindo para permitir a entrega de armas à oposição síria por meio do seu território em troca da ajuda econômica.

A posição de Riad contraria as resoluções da ONU e da Liga Árabe em apoio à missão de Kofi Annan, que tem como objetivo pôr fim ao derramamento de sangue na Síria e trazer as partes à mesa das negociações.

Hillary conversa com rei saudita sobre Síria

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, reuniu-se com o rei e o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita em Riad, nesta sexta-feira, para conversar sobre o papel que o país árabe deve tomar em relação ao conflito instalado na Síria.

Tido como um satélite dos Estados Unidos na região desde os anos 1940, a Arábia é o principal exportador de petróleo para Washington e não sofreu nenhuma retaliação em relação ao poder absolutista exercido pela monarquia local e ao apoio à repressão dos movimentos populares por democracia na região.

"Ambos os lados reconheceram que os seus interesses comuns são muito mais significativos do que as questões que vêm recentemente dividindo-os", disse Robert Jordan, embaixador dos EUA em Riad de 2001 a 2003.

Com agências