Assembleia Legislativa do Ceará homenageia os 90 anos do PCdoB

Uma homenagem a altura de sua importância. Militantes de todas as regiões do Ceará, amigos, representantes de diversos partidos políticos e parlamentares lotaram as dependências do plenário da Assembleia Legislativa do Ceará, na noite desta quinta-feira (29), para participar da sessão solene em alusão aos 90 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Atendendo requerimento do deputado estadual Dr. Pierre (PCdoB), a cerimônia foi aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares da Casa legislativa. Em seu discurso, o comunista falou que o Partido é fruto da evolução da sociedade brasileira. “Sua criação proporcionou um salto de qualidade no movimento operário e na unidade dos trabalhadores, permitindo seu ingresso na luta revolucionária e na política, tanto no movimento de massas quanto na esfera institucional”, defendeu.

Dr. Pierre destacou que o PCdoB, após nove décadas de atuação voltada para a defesa do povo brasileiro, une passado, presente e o futuro. “O PCdoB olha para o passado sem ódio ou ressentimento, assumindo corajosamente as tarefas do presente e vislumbrando o futuro com o objetivo de construir uma sociedade mais justa, um país desenvolvido, soberano, democrático, com distribuição de renda, justiça social e bem para o seu povo”, ratificou.

Durante seu discurso, o parlamentar citou grandes nomes que atuaram na fundação e reorganização do PCdoB, um Partido de “ousadia e o vanguardismo”. Dr. Pierre destacou a atuação comunista durante a ditadura militar e afirmou que o “Partido Comunista do Brasil manteve-se heroicamente na resistência ao regime, empregando todos os esforços para redemocratização do país”. “O PCdoB foi uma das primeiras organizações políticas a defender uma ampla unidade de forças pelo fim da Ditadura e a empunhar a bandeira das eleições diretas pra presidente”, relembrou. Ele também ressaltou o papel importante da militância comunista nas eleições do ex-presidente Lula e na perspectiva de continuidade dos avanços com a vitória de Dilma Rousseff.

Após falar de parte da trajetória vitoriosa do PCdoB, Dr. Pierre ressaltou a força que o Partido conquistou ao longo de sua trajetória. “Atualmente fazemos parte de uma legenda que se fortalece, cultiva o vigor da juventude, livre de vícios políticos. O PCdoB é defensor de uma utopia, com os pés fincados na realidade, sabendo que aqui se trilha o caminho para a realização do sonho de um mundo novo: uma sociedade sem explorados e sem exploradores”, concluiu.

PCdoB no Ceará

Para o presidente do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), a sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Ceará, assim como as demais comemorações em todo o país, celebram a saga dos comunistas durante nove décadas em defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores, da soberania da pátria e do socialismo. “Gerações de homens e mulheres, lutadores do nosso povo, operários, camponeses, intelectuais, estudantes, profissionais liberais pagaram um tributo elevado pelo seu apreço à luta pela liberdade e pelo desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirmou.

Em seu discurso, Patinhas destacou a fundação do PCdoB no estado. “No Ceará o Partido Comunista do Brasil foi fundado em Fortaleza no final de 1927 e, em 25 de março de 1928, organizado em Camocim”. Ainda sobre a trajetória do Partido no Ceará, Carlos Augusto destacou as conquistas políticas dos comunistas. “Em 1945, o Partido Comunista elegeu dois deputados estaduais. Em 1946, já na ilegalidade, os comunistas em Fortaleza contribuíram para a eleição de Acrísio Moreira da Rocha, pelo PR, e elegeu por este partido sete vereadores. Em Camocim, elegeu para a Câmara Municipal o operário Pedro Rufino”, citou.

Patinhas destacou bandeiras defendidas pelos comunistas cearenses que ficaram na história, como na campanha “O petróleo é nosso” e a “Campanha da Legalidade”. “Logo após o Golpe de 1964, lideranças reorganizaram o Partido Comunista do Brasil, que assumiu a linha de frente da resistência contra a ditadura militar e no movimento estudantil, conquistou o papel de força hegemônica no Ceará, transformando-o num forte, organizado e amplo movimento em defesa da universidade e da luta pela liberdade”.

Os cearenses atuaram de forma destacada em várias ações lideradas pelo PCdoB. Com o endurecimento da ditadura militar, os comunistas continuaram firmes na defesa da liberdade e da soberania do país. “Militantes do PCdoB cearense, após o AI5, tiveram que atuar na clandestinidade noutros estados, e alguns tombaram na heroica resistência do Araguaia, como Bergson Gurjão, Custódio Saraiva e Teodoro de Castro, além de Glênio Sá e Dower Cavalcante, que sobreviveram à guerrilha, falecendo posteriormente. Os comunistas cearenses marcaram presença nesta saga heroica do nosso Partido de combate à ditadura militar”.

Devido à clandestinidade e a participação dos cearenses na Guerrilha do Araguaia, muitas lideranças comunistas locais foram deslocadas para outros Estados. “Em 1975, iniciou-se um novo período na história do PCdoB no Ceará com a vinda de Gilse Cosenza e Abel Rodrigues, enviados pela direção nacional para reorganizar o Partido duramente atingido pela repressão. A eles se juntaram Benedito Bizerril e outros camaradas, compondo um núcleo que passou, em rigorosa clandestinidade, a organizar o trabalho de antigos e novos militantes que ingressavam nas nossas fileiras”, recorda Carlos Augusto.

Citando a história recente do Partido no Ceará, Patinhas ressaltou a atuação do PCdoB em 154 dos 184 municípios cearenses não só na frente institucional mas principalmente junto aos movimentos sociais, com destaque para as atividades realizadas pela União da Juventude Socialista (UJS), União Brasileira de Mulheres (UBM), União de Negros pela Liberdade (Unegro), além da forte presença no movimento comunitário. “Somos um Partido com forte e crescente presença nos movimentos sociais, lutando pela sua unificação em torno de bandeiras transformadoras para o nosso país”.

Na frente institucional e eleitoral, o presidente do PCdoB no Ceará destacou o crescimento da participação comunista tanto nas gestões quanto no parlamento. “Exercemos cargos executivos e em diversos níveis no parlamento. A partir da eleição Cid Gomes, em 2006, assumimos pela primeira vez na nossa história responsabilidades no executivo estadual, ocupando a Secretaria de Saúde com João Ananias e agora com Arruda Bastos. Também fizemos história ao eleger, ao lado de Cid, Inácio Arruda o primeiro Senador comunista depois de Luis Carlos Prestes. Em 2010, elegemos pela primeira vez dois deputados federais, João Ananias e Chico Lopes, e um estadual, Lula Morais, e o nosso suplente Dr. Pierre”, citou Carlos Augusto.

Próximos desafios

Durante seu discurso, Patinhas também falou sobre os próximos desafios que o PCdoB irá encarar, dentre eles as eleições municipais de 2012. “Nos 154 municípios em que estamos organizados, buscaremos com os partidos aliados a apresentação de candidaturas próprias em torno de 30 municípios. Entre estes, destacamos Fortaleza, onde apresentaremos a candidatura majoritária de Inácio Arruda”, ratificou o dirigente comunista que ressaltou a importância das próximas eleições para o fortalecimento do Partido. “Nosso crescimento nas eleições municipais contribuirá para fortalecer a frente comprometida com o projeto de transformação e desenvolvimento comandado pelo governador Cid, para a sua continuidade e consolidação após 2014”.

Carlos Augusto Diógenes encerrou seu discurso afirmando que é com o espírito de compromisso com o desenvolvimento do Ceará e do Brasil que os comunistas cearenses comemoram os 90 anos do PCdoB. “Temos a compreensão de que um Brasil forte, próspero, respeitado no mundo, com igualdade social e regional não é exclusividade de um só partido, e sim, obra de uma frente de partidos unificados em torno de objetivos programáticos, tendo cada um a sua identidade e buscando o seu fortalecimento. O PCdoB chega jovem, aos 90 anos com a cara do nosso povo e muito irá contribuir para o futuro do nosso Ceará e do nosso Brasil”, finalizou.

PCdoB em destaque

O presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo, também participou da solenidade. Em seu discurso, agradeceu a homenagem ao Partido em nome da militância comunista de todo o país. O dirigente citou as comemorações realizadas no Rio de Janeiro e no Congresso Nacional como um marco na história do PCdoB. “Conseguimos reunir representantes de vários partidos, um verdadeiro um espectro político. É isto o que caracteriza nossa ação: ampla convivência política e respeito, com cada legenda defendendo suas ideias, ideais e objetivos”.

Citando inúmeras personalidades nacionais que atuaram junto ao PCdoB, Renato Rabelo falou sobre a dimensão que o Partido construiu ao logo de nove décadas de trajetória. “Mesmo vivendo praticamente dois terços de sua história na clandestinidade, o PCdoB atuou com papel significativo na construção deste país. Somos, por exemplo, o único Partido que participou da elaboração das três Constituintes (1934, 1946 e 1988), dando contribuições efetivas com pautas que se tornaram leis”.

E a atuação comunista não foi restrita apenas ao campo das ideias. Rabelo relembrou um marco na história do PCdoB e do Brasil: A Guerrilha do Araguaia. “Nossa atuação teve destaque também pela coerência e ousadia. Fomos capazes de pegar em armas em defesa da liberdade e da democracia. E não as defendemos só em palavras, mas com ações concretas, inclusive dando a vida por elas”, recordou.

Após enumerar em exemplos a atuação destacada dos comunistas na história do país, Renato Rabelo falou da nova fase pela qual passa o PCdoB. “Podemos identificar como marco deste novo momento a eleição do ex-presidente Lula. Fora o PT, Partido do qual ele é membro, somos a única legenda que, desde 1989, apoiou Lula em todas as eleições das quais ele disputou. Nossa aliança não é conjuntural e nossa coerência está registrada ao longo desta trajetória”, ratificou. O dirigente também citou a decisiva contribuição que o PCdoB deu na eleição de Dilma Rousseff dando continuidade aos avanços iniciados por Lula.

Para Renato, muitas foram as conquistas ao longo destas nove décadas de trajetória, mas ainda falta alcançar avanços importantes. “Temos clareza de que ainda temos muito a caminhar, e o que falta para realizar é ainda mais importante. Defendemos uma grande causa, que é a defesa de uma sociedade socialista. Para alcançar esta meta, é preciso uma maior conscientização das camadas populares, de forma que todos possam ter oportunidades iguais”, defendeu.

Citando o tripé Educação, Saúde e Moradia, o presidente nacional do PCdoB ratificou que é preciso garantir dignidade aos brasileiros de forma indistinta. “Como uma sociedade pode ser justa se tem gente sem acesso à saúde? Nosso Partido não é casual, defendemos grandes causas e iremos até onde for preciso para proporcionar uma vida mais digna ao povo. O PCdoB é hoje uma instituição política nesse país, que defende bandeiras importantes e é respeitado pelos demais Partidos e lideranças”.

Renato Rabelo considera este momento uma oportunidade de o Brasil crescer ainda mais. “Com a crise estrutural do Capitalismo que avança pelo mundo, temos o dever de aproveitar este cenário para expor nossas ideias em defesa de uma sociedade socialista. Temos um grande potencial para transformar este país numa grande nação”, defendeu.

Mais

Durante a solenidade, Renato Rabelo recebeu uma placa comemorativa aos 90 anos de fundação do PCdoB. Inúmeras personalidades participaram da Sessão Solene, dentre elas o Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE); os deputados federais Chico Lopes (PCdoB-CE), Artur Bruno (PT-CE), Antonio Balhmann (PSB) e João Ananias (PCdoB-CE); os deputados estaduais Carlomano Marques (PMDB), Danniel Oliveira (PMDB), Sérgio Aguiar (PSB) e Lula Morais (PCdoB), além representantes de diversos partidos como o PMDB, PSB, PT, PRB, PDT, PV, PSD e PPL. Prefeitos, vereadores, lideranças de movimentos sociais além de militância comunista prestigiaram a cerimônia. Uma presença especial merece registro, a de Guiomar Cordeiro de Oliveira (na foto com Renato Rabelo), filha de Pedro Rufino, operário, um dos fundadores do Partido em Camocim, em 1927, e vereador eleito em 1946.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Fotos: Marcelo Silva (Marcelão)

Leia também a íntegra dos discursos de Carlos Augusto Diógenes, Presidente do PCdoB/CE, e do Deputado Estadual Dr. Pierre, proferidos durante a Sessão Solene.