Caravanas contra trabalho infantil na Bahia são exemplos para NE

A 1ª Caravana de Erradicação do Trabalho Infantil do Nordeste será entre maio e junho deste ano (2012), tendo como referência as Caravanas realizadas na Bahia. Segundo o coordenador do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC) da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Renato Mendes, o modelo de mobilização da Bahia foi adotado pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) pela qualidade e repercussão alcançadas.

Os detalhes para a participação da Bahia na Caravana Nordeste foram discutidos na reunião do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, nesta quinta-feira (29/3), no auditório da Casa Civil. A reunião, articulada pela Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), tratou também da organização da IV Caravana do Estado, em maio, em Território de Identidade a ser definido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

O secretário Carlos Brasileiro (Sedes), enfatizou a importância de sensibilizar, nos municípios, não só os prefeitos, mas especialmente as famílias das áreas rurais, que costumam levar os seus filhos para o trabalho com o argumento de que assim estarão mais protegidos, considerando que estão próximos dos pais.

A Caravana do Nordeste na Bahia será articulada pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente e terá entre as ações uma videoconferência transmitida pelo Instituto Anísio Teixeira para 33 salas no interior do estado, no dia 12 de abril.

Fonte: Secom Bahia.