Discurso do Deputado Estadual Dr Pierre na Sessão Solene do PCdoB

Leia a seguir a íntegra do discurso do Deputado Estadual Dr. Pierre (PCdoB), proferido na Sessão Solente em alusão aos 90 anos do PCdoB. O parlamentar foi o propositor da homenagem.

Sr.Presidente,
Sras. Deputadas,
Srs. Deputados,
Telespectadores da TV Assembléia, TV Sinal de Aracati, TV Verdes Vales do Cariri e ouvintes da Rádio Assembléia,
Aos camaradas e amigos presentes no Plenário13 de Maio,
Boa noite a todas e todos,

Dia 25 de março de 1922 nascia o Partido Comunista do Brasil, fruto da evolução da sociedade brasileira, proporcionando um salto de qualidade no movimento operário e na unidade dos trabalhadores, permitindo seu ingresso na luta revolucionária e na política, tanto no movimento de massas quanto na esfera institucional.

Hoje o PCdoB, no auge dos seus 90 anos, a despeito dos longos períodos de ilegalidade, da violenta repressão que vitimou centenas de seus valorosos militantes, das perseguições sofridas na ditadura do Estado Novo e durante a Ditadura Militar de 1964, olha para o passado sem ódio ou ressentimento, assumindo corajosamente as tarefas do presente e vislumbrando o futuro com o objetivo de construir uma sociedade mais justa, um país desenvolvido, soberano, democrático, com distribuição de renda, justiça social e bem para o seu povo.

Retornando à história desde 1922, não poderia deixar de ressaltar a ousadia e o vanguardismo de Astrogildo Pereira, Abílio de Nequete, Hermogênio Silva, Luíz Peres, Cristiano Cordeiro, João Jorge da Costa Pimenta, Joaquim Barbosa, José Elias da Silva e Manoel Cedón, os nove delegados que há 90 anos participaram da fundação do Partido Comunista do Brasil. Nessa trajetória de lutas e de construção da teoria marxista destacaram-se intelectuais do porte de Otávio Brandão, Alberto Passos Guimarães, Jacob Gorender, Nelson Werneck Sodré, Caio Prado Jr, Edgar Carone, Jorge Amado, Oscar Neymaier, entre outros. Não se pode esquecer a figura carismática de Luís Carlos Prestes, o “Cavaleiro da Esperança”. E daqueles que reorganizaram o Partido em 1962: Pedro Pomar, Diógenes Arruda, Maurício Grabois e João Amazonas, inesquecível dirigente partidário, cuja capacidade teórica e de articulação política foi reconhecida pela sociedade brasileira.

No período em que vigorou a Ditadura Militar, o Partido Comunista do Brasil manteve-se heroicamente na resistência ao regime, empregando todos os esforços para redemocratização do país. Foi uma das primeiras organizações políticas a defender uma ampla unidade de forças pelo fim da ditadura e a empunhar a bandeira das eleições diretas pra presidente. Com a derrota da emenda Dante de Oliveira no Congresso Nacional, o PCdoB fez parte da frente que apoiou Tancredo Neves, cuja vitória no Colégio Eleitoral marcou o fim da ditadura militar e abriu espaço para a retomada da democracia em nosso país.

Os comunistas também desempenharam papel importante na emblemática eleição de Luís Inácio Lula da Silva, torneiro mecânico e líder sindical, fato inédito na história do Brasil, fazendo parte do seu governo e, posteriormente, contribuindo efetivamente na sua reeleição. Na perspectiva de continuidade dos avanços sociais e democráticos iniciados nas duas gestões do presidente Lula, o Partido se empenhou na eleição de Dilma Rousseff, primeira mulher eleita presidente do Brasil, fazendo parte da base do seu governo.

O PCdoB é uma legenda que se fortalece, sendo o partido mais antigo do Brasil, cultiva o vigor da juventude, livre de vícios políticos; defensor de uma utopia, tem os pés fincados na realidade, sabendo que aqui se trilha o caminho para a realização do sonho de um mundo novo: uma sociedade sem explorados e sem exploradores. O Partido Comunista do Brasil tem mantido sua coerência através da história, a clareza da sua orientação política está expressa em seu Programa que nos indica o rumo do Socialismo e um caminho pra alcançá-lo, através de um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento.

Atualmente dirigido por Renato Rabelo, o PCdoB encara novos desafios na luta por uma Sociedade Socialista, na tentativa de superação do capitalismo, garantindo avanços nos legítimos direitos do povo brasileiro, sobretudo os mais carentes e desassistidos pelo poder público, respeitando a diversidade e as diferenças de cor, sexo, orientação sexual e credo.

Para finalizar, quero dizer da minha alegria em prestar esta justa homenagem ao meu Partido e de receber aqui dirigentes e militantes do nosso estado, e o presidente nacional do PCdoB Renato Rabelo. Quero agradecer ao deputado Roberto Claúdio, presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, e aos colegas deputados e deputadas que unanimemente acolheram ao requerimento de minha autoria para realização da presente Sessão Solene em comemoração aos 90 anos do Partido Comunista do Brasil.

Muito obrigado e viva o Partido Comunista do Brasil!

Leia também:

Sessão Solene na Assembleia Legislativa comemora 90 anos do PCdoB