Sem categoria

Rússia estuda envio de observadores à Síria

A Rússia estuda a possibilidade de enviar seus próprios observadores à Síria, enquanto espera a visita do ministro do Exterior do país, Walid al-Moallen, a Moscou, informou a emissora de televisão Russia Today.

O vice-ministro russo do Exterior Guennadi Gatilov assinalou que al-Moallen se reunirá com seu similar russo, Serguei Lavrov, para analisar o andamento do cumprimento do plano de seis pontos do enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan.

Ao mesmo tempo, Gatilov indicou que o tema dos observadores está em uma fase de consultas com Damasco a respeito das condições técnicas e outros parâmetros.

"Esperamos que a experiência de Annan o leve a tomar decisões concretas sobre a missão de observadores, mas é complicado determinar a composição por nações do referido órgão observador", admitiu o vice-ministro russo do Exterior.

A proposta de Annan inclui a retirada das tropas sírias das cidades, a libertação de prisioneiros, um cessar-fogo, o acesso dos órgãos de ajuda humanitária à zona afetada pelo conflito e a criação de um mecanismo efetivo de monitoramento internacional.

Além disso, o plano do ex-secretário geral das Nações Unidas demanda um diálogo nacional entre todas as partes sírias que se enfrentam e a rejeição à interferência estrangeira nos assuntos internos do estado levantino.

Isso inclui a exigência de que só o povo sírio pode decidir o destino de sua direção política e recusa qualquer alusão à renúncia ou saída do poder do presidente Bashar Al-Assad para resolver o conflito.

Meios da imprensa russa assinalaram que o governo sírio pôs em liberdade cerca de 30 pessoas envolvidas em ações contra o Estado e se mostrou disposto a evacuar suas tropas das cidades, açoitadas nos últimos meses por grupos armados opositores.

Até o momento, o autoproclamado Exército de Libertação da Síria nega-se a reconhecer o Governo de Al-Assad e a chegar a um acordo com sua direção para pôr fim às hostilidades, apontaram as fontes.

Fonte: Prensa Latina