Esgoto a céu aberto no coração de SP: o jeito tucano de governar

Se existe algo comum ao entorno no rio Pinheiros é o mau cheiro. Passageiros de trens, usuários da ciclovia à margem do rio, executivos – não há quem não sinta nem deixe de reclamar do fedor. Os piores dias são os de calor, afirmam todos. A solução da gestão tucana de Geraldo Alckmin? Acabar com o cheiro de ovo podre do rio, em vez de despoluir o local, que é uma espécie de cartão postal às avessas da cidade. É tapando o sol com a peneira que os tucanos vão levando os problemas do estado.

Em fevereiro, um grupo de trabalho da Secretaria de Estado do Meio Ambiente convidou empresas a apresentar soluções para o problema. O relatório com as tecnologias será entregue ao secretário Bruno Covas em cerca de um mês. Em seguida, será submetido ao governador.

Por hora, nada de despoluir o rio ou mesmo multar o esgoto de todos os empreendimentos imobiliários na região. Quem sabe a melhor solução não seria distribuir máscaras de oxigênio a todos que circulam pela área? Brincadeiras à parte, a gestão tucana é nota zero também quando o assunto é meio ambiente.

Da Redação, com informações da Folha de S. Paulo