Chico Lopes: Redução na tarifa de energia é vitória do consumidor

A revisão tarifária definida hoje pela Agência Nacional de Energia Elétrica, apontando uma redução média de 10,89% na tarifa de energia no Ceará, é uma vitória dos consumidores. A avaliação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que participou nesta terça-feira da reunião pública da diretoria colegiada da ANEEL em que foi definido o índice final da terceira revisão tarifária periódica da Companhia Energética do Ceará (COELCE).

O efeito da revisão tarifária para os consumidores da Coelce ocorrerá na mesma data do reajuste anual. Ou seja, a tarifa resultará dos efeitos dos dois cálculos. Já o reajuste tarifário da distribuidora do Ceará será definido na próxima terça-feira (17/04). Vale destacar que a revisão tarifária é a forma de analisar após quatro anos o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. O percentual que valerá para os consumidores será um resultado dos dois itens: revisão tarifária e reajuste tarifário.

“A redução de 10,89%, determinada na revisão tarifária, é muito importante para o consumidor. Mesmo acontecendo com um ano de atraso, sinaliza que a ANEEL vem mudando seu papel e passando a ouvir mais aqueles que, como nós, há muito tempo alertavam que os reajustes do preço da energia, feitos pela COELCE, eram altos demais, fora da realidade”, afirma.

“Lembramos, na reunião da ANEEL, que a COELCE vem contando com Imposto de Renda subsidiado, de 34% para 15%, como empresa instalada no Nordeste. Esse subsídio precisa ser repassado aos consumidores”, defende Chico Lopes.

“A energia do Brasil é uma das mais caras do mundo. E hoje, felizmente, a luta para baixar esse preço, que temos defendido há muito tempo, está na pauta dos empresários nacionais”, acrescenta. “Tivemos uma importante conquista, com a revisão tarifária, mas vamos seguir defendendo que o preço da energia, que atrapalha tanto os consumidores residenciais quanto o setor produtivo, possa cair ainda mais”.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB-CE)