Chico Lopes: "Mobilização por redução na tarifa deve continuar"

A redução de 7,61% na tarifa de energia elétrica cobrada dos consumidores cearenses é uma vitória dos consumidores, mas a mobilização por energia a preço justo precisa continuar. A avaliação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), analisando o anúncio da ANEEL, feito nesta terça-feira, 17/4, determinando redução da tarifa cobrada pela Companhia Energética do Ceará (COELCE).

As novas tarifas entrarão em vigor no dia 22 de abril e beneficiarão 2,8 milhões de unidades consumidoras, nos 184 municípios cearenses. O valor da tarifa aprovado hoje é resultante dos efeitos dos cálculos da revisão tarifária e do reajuste.

“Lutamos para que a redução, que acabou sendo de 7,61%, fosse maior. Mas esse percentual é uma vitória para o consumidor, que terá uma importante diminuição na sua conta de luz”, afirma Chico Lopes. “Além do benefício aos consumidores de energia de baixa tensão, que será maior, de 8,2%, haverá ainda redução de 6,36% para os consumidores de alta tensão. É uma diminuição importante, na luta histórica por um preço menor da energia, como forma de estimular a indústria, o setor produtivo”, complementa Lopes.

O deputado Chico Lopes destaca ainda a importância da queda da liminar que impedia a ANEEL de levar em conta, para a revisão tarifária da energia no Ceará, o benefício fiscal obtido pela COELCE, com desconto no Imposto de Renda, por atuar na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE. “Isso favoreceu o consumidor, possibilitando que a redução na conta de luz seja maior”, enfatiza Lopes.

Com a mudança, o efeito médio da revisão da Coelce passou de -10,89% (negativo) para uma redução de – 12,20 % (negativo). O novo valor da revisão foi deduzido do cálculo final do reajuste aprovado hoje.

Mobilização

“São passos importantes, conquistas para o consumidor. Mas continuaremos na luta por energia a preço justo, direito do consumidor, tanto do residencial, quanto o do setor produtivo”, acrescenta Lopes, citando a importância estratégica de se baixar o preço da energia, para impulsionar o desenvolvimento do País.

”A energia brasileira continua uma das mais caras do planeta. Para mudar isso, precisamos, cada vez mais, mobilizar toda a sociedade nessa luta, do trabalhador ao empresário. Energia mais barata é mais produção e mais emprego e renda”.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB-CE)