Sem categoria

IBGE: desemprego no setor industrial de São Pulo aumenta em 2,9%

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o emprego na indústria brasileira diminuiu em fevereiro em oito dos 14 locais pesquisados em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com dados da Pesquisa, o principal impacto negativo partiu de São Paulo, onde o emprego industrial caiu 2,9% no período.

Nesse local, as demissões superaram as contratações em 15 dos 18 setores investigados, especialmente nas indústrias de produtos de metal (-11,9%), metalurgia básica (-16,8%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-6,5%).

O levantamento do IBGE destaca ainda que houve diminuição no pessoal ocupado nas indústrias da Região Nordeste (-1,4%), influenciada pela queda nos setores de calçados e couro (-6,7%), vestuário (-8,2%) e têxtil (-9,2%); de Santa Catarina (-1,3%), em função das perdas nos setores de madeira (-17,2%), vestuário (-4%) e têxtil (-5%); e do Ceará (-3,6%), pressionada por calçados de couro (-5%), vestuário (-4,9%) e têxtil (-9%).

Na análise por setores, o IBGE apurou queda em nove dos 18 ramos investigados. Os destaques foram vestuário, com diminuição de 7,4% nos empregos; produtos de metal (-5,6%) e calçados de couro (-6,3%).

Em fevereiro, na comparação com o mês anterior, o emprego industrial teve leve alta de 0,1%; e, em relação ao mesmo período de 2011, houve queda de 0,7%.

Fonte: Agência Brasil