Neto Vale: Acordo programático em defesa de Mossoró

Alguns amigos têm nos perguntado sobre a posição do PCdoB na disputa eleitoral deste ano. O PCdoB sempre define sua posição alinhada com o projeto nacional do partido. Em Mossoró, o partido nunca teve problema internamente em função da clareza de seus militantes e dirigente dessa máxima (combinação do local com o nacional).

Na agenda do partido tem um momento que a militância é convocada para manifestar sua opinião a cerca dos principais desafios do partido, em geral, culmina com a realização de um evento de caráter nacional (Congresso ou Conferência) onde representantes de todos os estados participam e aprovam um conjunto de diretrizes. Essas diretrizes vão orientar o conjunto do partido no cotidiano.

No campo da política, por exemplo, os objetivos do partido é fortalecer a sua presença no cenário político nacional, com a eleições de prefeitos e de vereadores e na medida do possível contribuir para a vitória dos partidos que compõe a base de sustentação do governo da presidenta Dilma Rousself.

Ao contrário do PCdoB, os demais partidos da base têm uma cultura política diferente, em geral, prevalecem os interesses de grupos regionais, locais ou de algumas figuradas carimbadas, muitas das vezes sem preocupação para a necessidade de fortalecimento da base. Claro, que é um equívoco desses partidos, não desenvolverem um esforço no sentido de unir a base, especialmente quando não apresentam candidaturas competitivas ou com capacidade de aglutinar forças, ou ainda se perdem no varejo.

O PCdoB lançará diversas candidaturas a prefeito e milhares a vereador, por esse imenso Brasil. Em geral, isso ocorre em municípios onde há o segundo turno e o partido apresenta candidaturas reconhecidamente competitivas. Não são poucos os municípios onde abrimos mãos de candidaturas próprias para fortalecer uma ou outra candidatura de partido da base aliada.

No ano do aniversário de seus 90 anos de existência, o PCdoB não lançará candidaturas somente para marcar posição nem deixará que interesses menores atrapalhem os esforços de unir o maior número possível de partidos que dão sustentação política ao governo da presidenta Dilma Rousself do Brasil. Na política, não é um gesto nobre colocar os interesses, as vontades ou os desejos pessoais num primeiro plano.

Em Mossoró, o debate deve se desenvolver em torno de propostas e na elaboração de programa de governo que dê conta de superar as deficiências que impedem que o crescimento econômico da cidade de Mossoró seja compartilhado pelo conjunto de sua população. Há uma necessidade de superação da gestão pública centralizada e autoritária, através do resgate e do fortalecimento do controle social autônomo das políticas públicas; não faz sentido o executivo está preocupado com a indicação do diretor de uma unidade de saúde, educação, … , isso é tarefa conjunta dos trabalhadores dessas unidades e dos usuários dos serviços públicos; a relevância da questão ambiental exige uma nova postura do município frente ao seu ícone maior, o seu rio, além do uso e da ocupação do solo, a especulação imobiliária e o acesso aos bens público; a questão da zona rural exige um olhar diferente, o município tem que dar respostas as suas demandas, a literatura aponta que os pequenos empreendimentos rurais de corte familiar tem sido o verdadeiro indutor do desenvolvimento das nações mais prósperas; é imperativa a substituição da arrogância e da soberba, na relação com servidores e com suas entidades representativas, assim como a elaboração de uma política de valorização e de resgate da qualidade e da resolutividade dos serviços públicos; o executivo tem que desenvolver políticas públicas para a juventude, tirando-a do caminho das drogas e da marginalidade, criando oportunidades concretas de empregos e de geração de renda, com linha de financiamento público para a juventude, dando materialidade a seus sonhos; parcerias, em mão dupla, com os demais entes da federação, do setor privado e do terceiro setor, em especial com as nossas universidades.

Para contribuir com o processo de mudanças que exige o povo da nossa cidade, o PCdoB não tem mais por quem esperar. Neste sentido, o primeiro de maio seria uma ótima oportunidade para definir a sua posição. Historicamente, o PCdoB vem desenvolvendo um grande esforço para constituir uma alternativa no campo democrático e popular, no nosso município. Entretanto, de 1988 até 2000, coligou-se basicamente com o PT, neste período só PDT se aproximou, uma única vez; em 2004 e 2008, por opção própria o PT, abandonou essa perspectiva.

Restou ao PCdoB persistir com esse projeto, os resultados das eleições de 2004 e de 2008 indicaram que cresceu o sentimento de mudança política na nossa cidade e o PC do B estava certo. Hoje, concretamente é possível começar um processo de mudança em Mossoró e esse processo passa pela candidatura do PSB, representada pela deputada Larissa Rosado.

A profundidade das mudanças será maior se fortalecida com a presença do maior número possível de partidos que compõe a base aliada e de outros que concorde com essa necessidade. É fundamental que junto com o PCdoB, esteja o PDT, o PTB, o PSD, o PRB, o PT do B, o PPS e com todo o respeito, a presença do PT é fundamental para o êxito desse projeto. Só para registrar, o PC do B faz aliança política com partido(s), sem perder a sua autonomia, a sua capacidade de crítica e em cima de um programa de governo com propostas concretas para superar ou minimizar os problemas que afligem o povo da nossa cidade.

E mais ainda, não há nenhuma contradição nesta aliança com o PSB. O PSB é parceiro do PCdoB e do PT desde 1989, inicio de todas essas mudanças que vem ocorrendo no Brasil. Em 1989, Lula, foi candidato pela Frente Brasil Popular, composta por PT, PSB e PCdoB. Claro, a decisão cabe ao PC do B. qualquer que seja a decisão do PCdoB, estaremos juntos.

 

Neto Vale é dirigente do PCdoB em Mossoró