João Ananias fala em nome do PCdoB na homenagem a Leonel Brizola

Sessão Solene na Câmara realizada na última terça-feira, 24, prestou homenagem póstuma pelos 90 anos de Leonel Brizola. Ex-governador do Rio Grande do Sul, onde iniciou a sua carreira política, e do Rio de Janeiro, onde fixou residência em meados da década de 60, Brizola nasceu no dia 22 de janeiro de 1922, no povoado de Cruzinha, que pertencia a Passo Fundo (RS).

O deputado federal João Ananias (PCdoB), que representou o PCdoB na sessão solene, ressaltou que Brizola foi um grande líder nacionalista e que a história política do homenageado serve de exemplo para juventude. "Leonel Brizola lutou bravamente contra o capitalismo. Ele é um exemplo para o País, para o povo brasileiro".

Filho de camponeses, Leonel Brizola formou-se em engenharia civil em 1949. Mas antes de ingressar na faculdade, iniciou sua carreira política. Em 1950, casou-se com Neuza Goulart, irmã do ex-presidente João Goulart (1961/64). Participou ativamente da Campanha Direta Já. Durante a homenagem, foi mostrado um vídeo sobre a trajetória política de Brizola que morreu em 2004.

Discurso na íntegra:

Em nome do meu partido, o PC do B, tenho a honra de falar nesta Sessão Solene em homenagem ao grande militante nacionalista Leonel Brizola, na passagem dos 90 anos de seu nascimento. Parabenizo todos Pedetistas, na figura ilustre desse jovem líder do PDT na Câmara, Dep. André Figueiredo, do meu Estado, o Ceará.

Falar do Governador Brizola é muito fácil, pois sua história farta de bravuras e coerência serve de exemplo aos brasileiros, principalmente aos Jovens, para que se apaixone pela política. Ele dedicou toda sua vida a Política, as grandes causas da nossa República, sempre em defesa dos mais pobres e sofridos do nosso Brasil. Conheci o Brizola, na década de 70 , na Europa, durante seu exílio, reunindo brasileiros no exterior, lutando contra a Ditadura de 64, a qual tentou evitar com todas as forças. A história mostrou de forma sobrada, que ele tinha razão, basta se deter um pouco sobre o legado negativo desse período de exceção, deixou em nosso País.

Justíssima esta homenagem ao grande brasileiro, Leonel de Moura Brizola.

Era só Sr. Presidente.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE)