Semana do Trabalho Doméstico orienta categoria em Salvador

Trabalhadores e empregadores domésticos em busca de informações sobre seus direitos e deveres movimentaram o piso L1 do Shopping Piedade, no centro comercial de Salvador, no primeiro dia da 3ª edição da Semana de Valorização do Trabalho Doméstico iniciada nesta quinta-feira (26/4) e que prossegue até as 20h desta sexta (27), data em que se comemora o Dia Nacional do Trabalho Doméstico.

Realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) por meio da Agenda Bahia do Trabalho Decente, o evento oferece, gratuitamente, serviços de diversos órgãos e instituições parceiras. Entre os stands abertos, das 9h às 20h, estão o de emissão de carteiras de trabalho, de orientações sobre cálculos trabalhistas e do Sinebahia, que realiza inscrições para diversos cursos de capacitação.

Os trabalhadores domésticos ainda podem se cadastrar no Sinebahia – Patra [Programa de Apoio aos Trabalhadores Autônomos], que facilita o acesso às oportunidades de trabalho autônomo, receber orientações sobre questões trabalhistas, Previdência Social (aposentadoria) e da saúde da mulher.

Para Patrícia Lima, coordenadora estadual da Agenda Bahia para o Trabalho Decente, a procura por orientações sobre a questão dos direitos e deveres dos trabalhadores e empregadores superou todas as expectativas. “Temos certeza de que ações sociais como esta, de valorização da categoria, é de fundamental importância”, assinalou.

A presidente do Sindoméstico, Cleusa Santos, disse que o evento representa uma grande conquista para os trabalhadores que somente na Bahia atingem hoje a quase 500 mil pessoas, sendo 150 mil apenas em Salvador e na região metropolitana.

Fonte: Secom Bahia