Partidos mexicanos iniciam debates sobre suas plataformas

Os partidos mexicanos iniciam nesta segunda-feira (30) o primeiro de seis debates para expor suas plataformas políticas em relação às eleições de 1º de julho próximo.

Além dos dois debates entre os candidatos à presidência da república, programadas para 6 de maio e na segunda semana de junho, o Instituto Federal Eleitoral (IFE) também organizou estes intercâmbios dos agrupamentos políticos.

Os denominados Foros de Debate de Propostas Eleitorais se realizarão em 30 de abril; 14, 21, 24 e 28 de maio; e 4 de junho. O tema do encontro desta segunda-feira será Política Social.

As próximas agendas versarão, nessa ordem, sobre Democracia, Estado de Direito e Política Exterior; População, Desenvolvimento e Médio Ambiente; Governo e Cidadania; Justiça e Segurança Pública; e Economia.

Os partidos participantes são o da Revolução Democrática (PRD), do Trabalho (PT) e Movimento Cidadão, que integram a coalizão Movimento Progressista; bem como o Revolucionário Institucional (PRI) e o Verde Ecologista de México (PVEM), da aliança Compromisso por México.

Além deles também exporão seus programas a Ação Nacional (PAN) e a Nova Aliança (PANAL).

Em cada uma das audiências, a primeira rodada para apresentar o tema durará seis minutos para cada representante de partido ou coalizão, depois terá outras três de dois minutos para as réplicas e uma última de três minutos para as conclusões.

O objetivo dos foros é que a cidadania conheça mais sobre as diferentes propostas que dos partidos políticos.

Fonte: Prensa Latina