Evo Morales anuncia nacionalização de empresa de eletricidade

O presidente da Bolívia, Evo Morales, presidiu nesta terça-feira no palácio de governo as atividades no país para o Dia Internacional dos Trabalhadores e anunciou a reestatização da Empresa Transportadora de Eletricidade do país.

Evo assinou vários decretos, entre eles o de número 1214, com o qual nacionaliza totalmente o total das ações da empresa, que era propriedade do Estado boliviano antes de sua privatização.

Morales enfatizou pouco depois de assinar o decreto que "em poucos anos veremos os benefícios da nacionalização, da mesma forma que aconteceu com a Entel – a Empresa Nacional de Telecomunicações – cujos benefícios estão aí, para serviço do povo".

O presidente assegurou que "constitui uma grande alegria compartilhar com os operários no Palácio do Governo e lembrou que os benefícios sociais semrpe estarão vinculados ao Tesouro Geral da nação, recordando que "nossa obrigação é cuidar da economia do país".

Ao mesmo tempo, o presidente insistiu na necessidade de pensar primeiro na Bolívia, em alusão aos setores que pedem aumentos salariais exorbitantes ou se negam a cumprir com a jornada de trabalho de oito horas.

"O presente decreto supremo tem por objetivo nacionalizar a favor da Empresa Nacional de Eletrificação, representante do Estado Plurinacional, o pacote acionário em mãos da sociedade Rede Elétrica Internacional na Empresa Transportadora de Eletricidade", afirmou Morales em um ato público no presidencial Palácio Quemado.

A empresa reestatizada foi privatizada em 1997 e possui 73% das linhas de transmissão do país.

Com informações da Prensa Latina