1º de maio no RS exigirá justiça pela morte de trabalhadores

Neste ano, a CUT do Rio Grande do Sul celebra o Dia do Trabalhador, 1º de maio, lembrando seus mártires, suas lutas e vitórias. Um grande ato público será realizado na cidade de Sapiranga, onde há sete anos o trabalhador Jair Antônio da Costa morreu nas mãos de policiais militares ao final de uma vigorosa manifestação em defesa do emprego promovida pelos trabalhadores do calçado.

A CUT-RS exige das autoridades públicas a apuração sobre o assassinato de Jair, bem como do companheiro Elton Brum, integrante do MST. Da mesma forma, mártir da luta, tombado também pelas mãos de PMs na luta pela reforma agrária, assassinado durante manifestação do movimento, junto à Fazenda Southall, em São Gabriel, no ano de 2009.

A atividade irá também reafirmar a luta pela pauta dos trabalhadores, pela redução da jornada de 44 para 40 horas semanais sem redução de salário; pelo fim do fator previdenciário, contra a desindustrialização, entre outros. E também vai celebrar as conquistas contabilizadas através da luta dos trabalhadores.

Com informações da CUT-RS